Estão praticamente concluídas as construções do piso da plataforma e do galpão principal da Estação da Paulista, dentro do projeto de revitalização que está sendo coordenado pela Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). Nesta semana, teve início a cobertura do galpão da Terceira Idade, cuja estrutura de sustentação já recebeu reforço em cimento e ferragens.

De acordo com o presidente da Emdhap e gerente da revitalização da Paulista, Walter Godoy dos Santos, as obras estão dentro do cronograma e essa primeira etapa está praticamente concluída. “Estamos azulejando as paredes da fachada interna do prédio principal e executando o acabamento, através da colocação de janelas e portas”, detalha, explicando que também está sendo executada a pintura completa do prédio.

Godoy reforça que a doação feita pelo banco Banespa/Santander – no valor de 400 mil reais – já está utilizada nas obras de revitalização. “Estamos dentro do cronograma, com a previsão de entrega desta primeira fase de revitalização até o final do mês”, informa.

Detalhes

Todas as obras de revitalização da Estação da Paulista estão sendo acompanhadas pessoalmente por Walter Godoy dos Santos, que mantém-se atento aos detalhes, como por exemplo, as peças em ladrilho aplicadas na restauração dos sanitários.

O gerente da obra explica que os sanitários da época serão restaurados e mantidos somente para visitação. Novos sanitários serão construídos para utilização dos visitantes da Estação.

Ainda no prédio principal, funcionários da Emdhap trabalharam na restauração completa do assoalho, que recebeu reforço no madeiramento. O prédio central tem 380 metros quadrados e estrutura metálica de 1.275 metros quadrados.

Inaugurada em 1922, a Estação da Paulista é patrimônio histórico de Piracicaba, tombado em 1996. A intenção da Prefeitura é utilizar a área de 50 mil metros quadrados com equipamentos para atividades culturais e de lazer.

O galpão destinado às atividades da Terceira Idade também recebeu reforço de concreto armado nos pilares de madeira para manter a estabilidade da estrutura. “Neste galpão se concentrarão as atividades da Terceira Idade”, explica Walter Godoy.

A projeto de revitalização da Estação da Paulista prevê ampla arborização, iluminação remodelada, estacionamento para até 230 veículos, pista de caminhada, entre outras novidades. O galpão onde atualmente ocorrem os bailes da terceira idade também será recuperado na segunda fase do projeto, realizado em conjunto pela Emdhap e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).