Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação), entre os dias 11 e 14/07, o projeto Vem Brincar teve a participação de 248 crianças e jovens, que puderam aproveitar programação gratuita de diversas brincadeiras e jogos pré-desportivos, que ensinam os movimentos básicos das modalidades esportivas, das 14h às 17h, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. A iniciativa foi criada com o intuito de, durante o período de férias escolares, proporcionar lazer e conscientizar sobre a importância da atividade física na vida.
Crianças e jovens puderam aproveitar programação gratuita de diversas brincadeiras e jogos Todos os dias da programação, as crianças e jovens, de idades entre 7 e 14 anos de idade, após serem recepcionadas, foram divididas em grupos e direcionadas para as atividades planejadas correspondentes às faixas etárias. Elas participaram de brincadeiras nas três quadras do complexo esportivo, pensadas para estimular o desenvolvimento motor e também a capacidade cognitiva, acompanhadas de 35 profissionais integrantes da equipe da Selam, como educadores físicos, estagiários e gestores. Todas as crianças receberam lanches e squeeze.
Brincadeiras incentivaram a movimentação do corpo e a utilização de estratégias para a conquista pontuações
“As atividades foram elaboradas pelos profissionais da Selam, que são os professores de educação física, com gerente de projetos e os gestores. Essa primeira edição foi um sucesso, o público participou e pudemos ver o quanto as crianças se divertiram. Nossa intenção é repetir em janeiro de 2024, também no período de férias escolares”, comentou a assessora de gabinete Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca.
Programação foi planejada para crianças e jovens com idades entre 7 e 14 anos Entre as brincadeiras realizadas no projeto Vem Brincar, estiveram caça ao tesouro, pega-pega e queimada. Foram usados diversos equipamentos, como bambolês, bolas, cones, bexigas, entre outros, incentivando os participantes a movimentarem o corpo e utilizarem estratégias para conquistarem pontuações.
“Nós, da Selam, parabenizamos todos os participantes, crianças, pais, professores e organizadores, que se dispuseram a tornar este evento uma oportunidade rica de diversos tipos de aprendizados, com jogos e brincadeiras e também criar uma vontade gostosa de participar novamente no próximo ano”, falou o titular da Selam, Hermes Balbino.