A Secretaria de Saúde promove nesta terça-feira (18) a segunda edição do Simpósio de Tuberculose de Piracicaba e Região. Com o tema central “Trabalhando a Prevenção”, o evento é direcionado a profissionais da área e será dividido em dois turnos (manhã e tarde). Composto por palestras e mesa redonda, o simpósio será realizado no Anfiteatro Carlos Wesley, no campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

A programação tem início às 8h com a entrega dos materiais. Na sequência haverá abertura oficial pelo secretário de Saúde, Pedro Mello. Às 8h30, a enfermeira Gláucia Elisa Perecin, diretora do GVE-XX (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Piracicaba, falará sobre “A Importância da Busca Ativa do Sintomático Respiratório na Tuberculose”.

Membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana) de Piracicaba, a médica infectologista Camila Cristina Martini Rodrigues irá abordar o tema “Estratégias; Tratamento da Tuberculose Diretamente Observado – DOTS”, às 9h10.

A “Prevenção da Tuberculose e Infecção Latente da Tuberculose- ILTB” será o tema da exposição de Waleska Valéria Lobo Faria, médica infectologista do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas) da Secretaria de Saúde de Piracicaba, às 10h10.

Na sequência, haverá uma mesa redonda com os médicos Hamilton Bonilha e Luís Celso Manfio e mediação de Moisés Taglietta, coordenador do Cedic. A programação irá se repetir na parte da tarde, a partir das 14h.

DRIBLANDO A TUBERCULOSE Durante o evento será realizada a premiação do projeto Driblando a Tuberculose. Criado para combater a doença e o estigma a ela associados, unindo o esporte e a mobilização social na criação de uma plataforma em que informações e mensagens sobre a tuberculose são comunicadas de forma lúdica, porém efetiva, o projeto foi lançado no dia 24 de março.

Em Piracicaba, o Driblando a Tuberculose foi realizado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e o tema trabalhado em sala de aula, com base no Currículo Oficial, em 40 escolas da rede pública estadual de ensino. Durante o projeto, foram criados 130 slogans e os três melhores serão premiados durante o simpósio.