Amanhã (28), além de ser carnaval é também o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT – Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho.
Para destacar a gravidade do problema, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde-Cerest/SP distribuiu aos 34 Centros de Referência de diversas regiões do Estado, um CD contendo spot de um minuto cada abordando os seguintes aspectos: 1- o que são as LER/DORT; 2- sintomas: 3- prevenção e 4-direitos. A idéia é disponibilizar estes spots para inúmeras emissoras de rádios e sejam utilizados nas programações.
Doenças como tenosssínovites, tendinites, epicondilites, compressões de nervos periféricos e síndrome miofasciais, ou seja, as LER/DORT totalizam cerca de 50% das doenças ocupacionais registradas no INSS. Em 2004, foram registradas 27.587 doenças ocupacionais na Previdência Social. Estima-se que cerca de 14 mil sejam de LER/DORT. Isso significa 12, 5 bilhões de reais gastos anualmente para pagamento de benefício por incapacidade, parte ocasionada por acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
De acordo com a médica do trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba, Ecléia Spiridião Bravo, o número de prontuários de doenças ocupacionais do município desde 1991, quando teve início o Saúde do Trabalhador local é de 1.800. Deste total, segundo ela, praticamente 80% são de LER/DORT.
A médica Ecléia informou que este ano, o município elaborou um planejamento e elegeu algumas ações prioritárias que estarão sendo desenvolvidas pelo Centro de Referência, com a finalidade de promover maior prevenção.
Entre estas ações, que envolvem tanto a assistência do Centro, quanto a Vigilância Sanitária municipal, citou o projeto de reabilitação, por parte de 20 empresas, que deverão proporcionar reinserção de pacientes do Centro de Referência em condições de trabalho que não prejudiquem a saúde.