Cerca de 500 educadores do ensino fundamental da rede municipal de ensino participarão nesta segunda-feira (11), do encontro entre educadores do projeto “Meu corpo, Minha Casa”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Municipal de Prevenção às DST/HIV/AIDS.

Em torno de mil educadores do Ensino Infantil já participaram do encontro nos dias 27 e 28 de novembro. Nesta segunda, outros 500 educadores do ensino fundamental também estarão reunidos das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, no anfiteatro do Centro Cívico. Durante o evento estará acontecendo no saguão do prédio da Prefeitura uma exposição com os trabalhos do projeto desenvolvidos pelos alunos do ensino fundamental no ano letivo de 2006.

De acordo com a gerente do Cedic, Maria Regina Teixeira, esses encontros representam uma oportunidade de avaliação e integração entre os educadores, que desenvolvem durante todo o ano o projeto “Meu corpo, Minha Casa”, nas escolas municipais. “É um momento de fortalecimento e ampliação do projeto voltado para instrumentalizar a criança para que ela construa um projeto de vida”, disse.

O projeto “Meu corpo, Minha Casa” teve início em 98 por meio das discussões dos profissionais de saúde e educação em torno da inclusão de crianças soropositivas. Hoje ele é desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com alunos das escolas municipais de ensino infantil e fundamental baseado em temas como identidade; corpo e sexualidade infantil, auto-estima; preconceito; relação de gênero; diversidade; família; grupo; perdas e amizade. Esses assuntos são trabalhados de acordo com a situação e demanda gerada pelo grupo.

A iniciativa faz parte do trabalho de prevenção, que é uma prática constante por meio de atividades culturais e educativas realizadas de forma descentralizada nos diversos bairros de Piracicaba.