Prevenção ao câncer bucal: mais de 3.450 pessoas avaliadas
Mais de 3.450 pessoas passaram pelo exame de prevenção ao câncer bucal em Piracicaba, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal realizada durante a semana passada em 34 postos distribuídos pelo município.
Dos 3.459 pacientes avaliados, 212 foram encaminhados ao CEO – Centro de Especialidades Odontológicas para triagem. Desse total, 110 passaram pela avaliação do especialista bucomaxilofacial do serviço, que enviou 47 pacientes para atendimento especializado no Orocentro (Unicamp) e os outros 53 passarão por tratamento ou cirurgia no CEO para resolver a hiperplasia diagnosticada.
Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Dirce Valério da Fonseca, o número de avaliações foi recorde este ano, a procura pelo exame bucal foi bastante satisfatória. “O trabalho de prevenção apontou alterações em 6% da população avaliada, o que pode ser considerado dentro da normalidade”, disse.
A Coordenadora ressalta a importância de as pessoas desenvolverem o hábito de fazerem um auto-exame mensal, que consiste numa técnica simples. Basta procurar um lugar bem iluminado, ficar em frente a um espelho, tirar as dentaduras ou pontes e examinar alguns pontos. Olhar e apalpar bem a pele do rosto e do pescoço para investigar se há presença de feridas, caroços, manchas brancas ou avermelhadas e verrugas, ou qualquer outra alteração. Examinar os lábios por dentro e por fora, a gengiva e as bochechas. Colocar a língua no “céu” da boca e examinar embaixo, colocá-la para fora e olhar a garganta. Segurar a língua com um pano ou gaze, puxá-la para um lado, depois para outro, examinando as laterais.
