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Prestação de contas: 40ª Festa das Nações tem arrecadação líquida de mais de R$ 2 milhões

Público total foi 5,35% maior do que a edição anterior e o resultado líquido foi 8,19% maior, o que vai beneficiar ainda mais as instituições integrantes

Por CCS / Publicado em 30/07/2025
Tempo de leitura: 8 minutos.
A imagem mostra um grupo de mulheres em trajes tradicionais representando diferentes países em um palco. Elas estão posicionadas em duas fileiras, com algumas sentadas e outras em pé. Atrás delas, um grande telão exibe o logotipo do evento "FESTA DAS NAÇÕES PIRACICABASP", com silhuetas de monumentos famosos de vários países. As mulheres usam coroas e faixas com os nomes dos países que representam, como México, Reino Unido, Espanha, Moçambique, Áustria, Suíça, Brasil e Coreia do Sul. A iluminação do palco destaca as participantes e o telão. Na frente do palco, há uma plateia, com algumas pessoas segurando seus celulares para tirar fotos.
40ª Festa das Nações teve arrecadação de mais de R$ 2 milhões

Em coletiva de imprensa realizada hoje, 30/07, a Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações) divulgou os dados de arrecadação da 40ª Festa das Nações de Piracicaba, com resultado líquido de R$ 2.286.941,46, cerca de 8,19% a mais do que o ano anterior. A Festa das Nações deste ano aconteceu entre os dias 14 e 18 de maio, no Engenho Central, e foi realizada pela Fenapi, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services. Uma parte dos recursos utilizados para a montagem do evento é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.

A imagem mostra uma sala de reuniões com várias pessoas. No centro, há uma mesa de madeira onde quatro pessoas estão sentadas, representando um painel. Uma mulher à esquerda do painel está falando, com as mãos gesticulando. Ao lado dela, outra mulher, também sentada, parece estar ouvindo atentamente. Dois homens estão sentados à direita da mesa, um olhando para a frente e o outro ligeiramente de lado. A audiência está sentada em cadeiras dispostas em frente ao painel. Várias pessoas estão de costas para a câmera, focadas no painel. Uma pessoa com uma mochila nas costas está em pé no lado direito da imagem, tirando uma foto com o celular. Outra mulher está em pé à direita, olhando para o painel e segurando um celular. A sala tem um piso de madeira com um padrão geométrico e paredes claras. Há uma janela grande com vários painéis de vidro no lado direito da sala, permitindo a entrada de luz natural e revelando uma vista de árvores do lado de fora. Dois vasos com plantas verdes estão posicionados na prateleira atrás do painel.
Prestação de contas foi feita hoje, durante coletiva de imprensa na Secretaria de Turismo

Participaram da coletiva a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia; o secretário de Cultura, Carlos Beltrame; e o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches.

imagem mostra quatro pessoas sentadas em uma longa mesa de madeira, possivelmente em uma sala de reuniões ou escritório. Da esquerda para a direita, vemos: * Uma mulher com cabelo escuro, usando uma blusa branca de manga comprida. Ela está sorrindo para a câmera. * Uma mulher com cabelo loiro, usando uma camisa jeans azul. Ela também olha para a câmera com um leve sorriso. * Um homem com cabelo grisalho e cavanhaque, vestindo uma camisa social azul clara. Ele tem um ar sério e está olhando para a frente. * Um homem com cabelo escuro e curto, vestindo uma camisa social branca. Ele também está olhando para a frente. A mesa é de madeira escura com detalhes em madeira clara. Atrás das pessoas, há uma parede branca com duas plantas decorativas em vasos brancos. À direita, há uma grande janela com vidraças de madeira, através da qual se pode ver vegetação. O chão é de madeira com um padrão geométrico.
Clarissa Quiararia, Valkíria Callovi, Carlos Beltrame e Fábio Sanches

Com 80.196 visitantes, o público total cresceu 5,35% em relação à edição anterior, com destaque para o domingo, que teve um aumento expressivo de 20,15% no número de frequentadores. Toda a renda da Festa das Nações é revertida para as 23 instituições sociais que integram o evento.

“É preciso reafirmar a importância da Festa das Nações para as entidades e para a cidade, como um todo. A festa traz diversão, socialização, e, principalmente, recursos para as instituições, para que elas mantenham suas atividades ao longo do ano. Toda a renda da Festa das Nações contribui muito para o orçamento das entidades. E, além disso, é importante também destacar o trabalho dos voluntários, que são fundamentais para a realização do evento”, salientou Valkíria Callovi.

“A maior palavra é de agradecimento para todos aqueles que, de alguma forma, participaram e fizeram a festa acontecer. É um evento que move a cidade e que traz um retorno enorme, durante e após a sua realização, porque possibilita que muitas pessoas sejam beneficiadas”, acrescentou Clarissa Quiararia.

Para Carlos Beltrame, a Festa das Nações reforça o papel das tradições como instrumento de transformação social. “A Festa une cultura, gastronomia e chamado social. É uma festa de união, de encontros, de trabalho voluntário e, acima de tudo, apoio e acolhimento às nossas entidades sociais”, disse.

“São 40 edições de Festa das Nações. E se chegamos até aqui é porque pudemos contar com a parceria de muitas pessoas e instituições. A festa é um evento beneficente que arrecada recursos para que a entidades continuem a trabalhar e toda a renda gerada dá a flexibilidade para que cada uma utilize esse recurso naquilo que mais precisa. Nossa satisfação é saber que o resultado foi positivo e que a renda será aplicada em trabalhos fundamentais e essenciais”, reforçou Fábio Sanches, que encerra amanhã, 31/07, sua gestão à frente da Fenapi.

Sanches explicou que a eleição para a nova diretoria e conselho fiscal da Fenapi ocorreu em 24/06, com chapa única. A nova gestão, que será liderada por Carolina Angelelli, assumirá no período de 01/08/2025 a 31/07/2027 e será responsável pela organização das 41ª e 42ª edições da Festa das Nações.

SOCIAL – A renda da 40ª Festa das Nações colabora para que as 23 instituições sociais beneficiadas mantenham seus projetos ao longo do ano, sendo: Casa do Hip Hop de Piracicaba; Lions Clube de Piracicaba – Independência (cujo resultado apurado é em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Piracicaba; da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba; da Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria – AFASCOM e do Lar Franciscano de Menores); Escola de Educação Especial Passo a Passo; APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba; Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa; Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia; CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância; APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte; Centro de Reabilitação Piracicaba; Casa do Bom Menino; FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira; Grupo de Escoteiro São Mário – 144º; LBV – Legião da Boa Vontade; CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José; Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade; Instituto Formar; Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs e A Turma do Papai Noel.

Constitui o valor total o montante de R$ 2.286.941,46, proveniente das vendas durante a festa, mas também vai incluir o resultado da venda dos cupons na Campanha Você de Carro Novo, realizada em parceria com a Hyundai Motor Brasil, que sorteará um veículo HB20 0km – o sorteio ocorrerá no dia 13/08/2025, com extração pela Loteria Federal. Os cupons podem ser adquiridos até a véspera do sorteio nas entidades participantes ou pelo site: www.festadasnacoes.org.br.

O montante arrecadado com a venda dos cupons será divulgado ao final da campanha e fará parte da prestação de contas pela nova gestão da Fenapi, que assume em 1º/08.

Os patrocinadores da 40ª Festa das Nações de Piracicaba foram TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes. O chope oficial foi o Germânia.


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