A 39ª Festa das Nações de Piracicaba teve recorde de arrecadação financeira, com resultado líquido de R$ 2.779.096,70. O valor foi divulgado hoje, 19/08, em coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, no prédio do Centro Cívico. A Festa das Nações deste ano aconteceu entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho Central, e é realizada pela Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), com organização da Secretaria Municipal de Governo, e, neste ano, foi apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services.
Participaram da coletiva o prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fussp, Andréa Almeida, e o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches.
A renda da 39ª Festa das Nações colabora para que as 19 instituições sociais beneficiadas mantenham seus projetos ao longo do ano. A prestação de contas é realizada neste momento, pois a organização aguardava a finalização da campanha da rifa do HB20, que se deu na semana passada. Constitui o valor total o montante de R$ 2.567.036,70, proveniente das vendas durante a festa e também o valor de R$ 212.060.00 resultado da venda dos cupons na Campanha Você de Carro Novo, que sorteou um veículo HB20 0km – a entrega do carro ao vencedor será feita amanhã, 20/08.
“Tivemos uma redução de 10 mil visitantes, considerando os cinco dias de festa. Mas, mesmo assim, a arrecadação foi superior, o que mostra a relevância desse evento. Sabemos que o fator clima impactou na presença das pessoas, porque tivemos um calor atípico para o mês de maio e, a Festa das Nações, por ser gastronômica, resultou em uma questão forte na presença do público. De qualquer forma, o resultado financeiro foi cerca de 22,2% maior em comparação a 2023. As pessoas conseguiram comprar mais, enfrentaram menos fila e isso é decorrente das mudanças que fizemos de logística e nos investimentos em tecnologia, o que facilitou a aquisição de comidas e bebidas dentro do evento”, salientou Sanches.
“O resultado da Festa das Nações representa o quanto o evento tem ficado cada vez mais profissional, bem estruturado e grandioso. E não é para menos, porque a festa é sempre maravilhosa e muito bem recebida pelos piracicabanos e por toda região. Em nome do Fussp, garanto que é uma alegria enorme poder fazer parte disso”, destacou Andréa.
Sanches ainda ressaltou a parceria da Prefeitura de Piracicaba para a realização da festa. “É preciso falar sobre a importância de todo o aparato da Prefeitura para a realização da Festa das Nações. Poder contar com o apoio de todas as secretarias, do sistema de voluntariado do Fussp, com a estrutura oferecida, é fundamental para que a festa continue. E toda essa arrecadação será aplicada pelas entidades naquilo que é realmente urgente, que é essencial para a vida de muitas pessoas”, enfatizou, lembrando ainda que a 40ª edição já está começando a ser pensada. “Será uma edição muito especial, temos novas entidades querendo fazer parte da festa e estamos analisando quais pontos podemos melhorar, para garantir que a Festa das Nações continue a ser grande, acolhedora, segura e transparente”, completou o presidente da Fenapi.
Toda a renda da 39ª Festa das Nações, incluindo as vendas dos cupons da campanha Você de Carro Novo foi revertida para as 19 instituições filantrópicas que integraram o evento, sendo: Casa do Hip Hop de Piracicaba; Lions Clube de Piracicaba – Independência; Escola de Educação Especial Passo a Passo; APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba; Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa; Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia; CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância; APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba; AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte; Centro de Reabilitação Piracicaba; Casa do Bom Menino; FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira; Grupo de Escoteiro São Mário – 144º; LBV – Legião da Boa Vontade; CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José; Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade; Instituto Formar; Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs e A Turma do Papai Noel.
Os patrocinadores desta edição foram Hyundai, Caterpillar e Tools Digital Services (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege e Unimed Piracicaba (Prata); e ArcelorMittal, CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Paques e Unimil (Bronze). Apoio: Andritz, Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Myoung Shin Brasil, Seoyon E-hwa, S.H. e Shopping Piracicaba. A cerveja oficial foi Germânia.