Presidente do Fussp visita Instituto Formar
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Andréa Almeida, realizou visita ao Instituto Formar nesta semana para reforçar a cooperação e a interação entre as entidades, além de reforçar a utilização da plataforma Pira Solidária.
Participou da visita, além de Andréa, a coordenadora do Banco de Alimentos do Fussp, Tatiane Stella. Elas foram recebidas pelo presidente do Formar, Paulo Sérgio Spolidóro, e pelo gerente do instituto, Fábio do Amaral Sanches, que também é presidente da Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba). A visita percorreu todas as instalações do Instituto, desde as salas de aula até o restaurante.
Andréa Almeida e Tatiane Stella (ao centro) foram recebidas no Instituto Formar pelo presidente, Paulo Spolidóro (à esquerda), e o gerente, Fábio Sanches (à direita na foto)
Para Andréa, a visita foi enriquecedora. “Já conhecemos os trabalhos do Instituto Formar, mas após essa visita, percebemos ainda mais o empenho dessa entidade em sua atuação junto aos adolescentes atendidos. Precisamos destacar e, acima de tudo, agradecer as ações do Formar que, juntamente com todas as empresas parceiras desse instituto, que apoiam e fornecem suporte, recebendo estes jovens garantindo oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional e pessoal. Portanto, como Fussp, queremos nos manter sempre próximos e disponíveis, estreitando os laços com o Instituto Formar”, disse.
Para Sanches, o trabalho do Fussp é uma importante ação complementar às políticas socioassistenciais da cidade. “Diferente do que era nas décadas passadas, hoje o moderno Fussp participa ativamente da formulação de políticas públicas e estratégias que permitem que o município olhe para todas as pessoas da cidade, principalmente às que precisam de atendimentos urgentes em situações emergenciais”, ressalta.
Andréa ainda ressaltou a parceria do Fussp com o Formar por meio da plataforma Pira Solidária. “Lançamos esta plataforma em março deste ano e o Formar é uma das instituições já cadastradas. Nossa ideia é aprimorar, tornando a plataforma como um meio agregador e mais centralizado de suporte e divulgação das entidades sociais da cidade”, explica a presidente.
Andréa visitou todas as instalações do Formar, inclusive as salas de aula
“O Fussp, por meio de sua presidente, tem capacidade de mobilizar pessoas e recursos que não estão sob a égide pública, através da conscientização de empresas e da concretização de parcerias de forma ágil em prol de situações específicas e emergenciais e que, na maioria das vezes, demoraria mais para serem resolvidas pelos processos públicos estabelecidos. Hoje o Fussp está integrado com as secretarias municipais, organizações sociais e demais órgãos e participa intensamente de diversas ações. A plataforma Pira Solidária é um ótimo exemplo de como o Fussp trabalha a mobilização, buscando integrar quem pode ajudar com projetos que precisam de ajuda”, complementa Sanches.
O Instituto Formar é uma organização que oferece aos adolescentes atendidos assistência integral, além de acompanhamento pedagógico, psicológico, alimentação, projetos culturais e a oportunidade de participarem do programa socioeducativo profissionalizante na área administrativa ou varejista com grade curricular validada pelo Ministério da Economia.
PIRA SOLIDÁRIA – O Pira Solidária é autossustentável, ou seja, os grupos e organizações da sociedade civil, empresas, ONGs, grupos coletivos e outras entidades poderão se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações, iniciativas que estarão disponíveis no portal. Além disso, os cidadãos poderão se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. Após a confirmação do cadastro, as entidades ou coletivos poderão adicionar em seus perfis fotos de suas ações já realizadas bem como ações permanentes e futuras para buscar voluntários. Para que as entidades (com CNPJ) se cadastrem na plataforma, elas precisam estar registradas previamente no Conselho Deliberativo do Fussp. As que ainda não têm esse registro podem solicitar pelo e-mailfussp@piracicaba.sp.gov.br.
Já os voluntários terão acesso, na plataforma, às entidades e aos coletivos e respectivas ações nas regiões que escolheram na hora de realizar o cadastro.
O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.
