A exposição dos presépios está em fase de montagem e conta este ano com a participação de seis artistas plásticos que estão desenvolvendo suas obras com materiais recicláveis.

A intenção da Secretaria de Turismo (SETUR) é de promover este ícone das festividades natalinas prestigiando o conceito da preservação da natureza, com a utilização de produtos que são considerados lixo, mas que podem ter seu reaproveitamento como forma de arte.

A artista plástica Mércia Pereira comenta que “o material básico que escolhi foi o jornal, que dissolvido se torna celulose, e o restante, como vestimentas e outros adereços, são todos materiais da natureza, o que seria para muitos lixo, eu transformo em arte”. Mércia reafirma a preocupação com os produtos recicláveis, afirmando que sempre trabalhou com papel machê, fazendo experimentações de materiais, e hoje trabalha com o conceito dos quatro Rs: repensar, reaproveitar, recriar e reciclar.

Destaque também para o presépio feito com caixas de maçã, de perfil artístico naif (arte ingênua), e o de bucha natural do renomado artista Carlos ABC.

De acordo com a diretora do departamento de Turismo, Maria das Graças da Silva, “a religiosidade para o artista está sendo valorizada com este concurso, e é uma forma de aproximar o artista de seu público”.

A exposição fica no entorno do Casarão do Turismo, até o dia 06 de janeiro de 2007.

O Casarão fica situado na avenida Beira Rio, 1433, no calçadão da Rua do Porto, maiores informações pelo telefone 3432-1122.