Os alunos do 5º ano da E.M. João Batista Nogueira, localizada em Santa Terezinha, foram as estrelas de hoje, 23/03 na Semana da Água 2022, promovida pela Prefeitura de Piracicaba. Os estudantes participaram do concurso A Importância da Água para a Geração de Energia, em parceria com a empresa CPFL Paulista, e os quatro vencedores foram anunciados na manhã de hoje, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A escola foi escolhida para participar do projeto como parte da comemoração do seu centenário.

Premiação dos alunos vencedores do concurso A Importância da Água para a Geração de Energia | Foto: CCS

A Semana da Água foi promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Agricultura e Abastecimento (Sema) e Semae (Serviço de Água e Esgoto) e os parceiros Mirante e CPFL Paulista, com programação ontem, 22/03, quando foi comemorado o Dia Mundial da Água, e hoje.

Roberto Sturion, Samuel Antonio Cardoso Pereira, Nicolly Yasmin Alves e Emannuely Matias dos Santos foram, respectivamente, primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados no concurso. Ao todo foram produzidos 72 desenhos e uma frase a partir de dinâmica promovida pela CPFL Paulista e do trabalho do tema em sala de aula pelas professoras. Os desenhos foram expostos no saguão do Teatro durante a programação da Semana da Água.

Samuel, Roberto, Nicolly e Emanuelly | Foto: CCS

As crianças abordaram o ciclo da geração de energia elétrica a partir das hidrelétricas, os impactos da falta d’água no cotidiano das famílias e, por isso, a importância de todos unirem esforços para fazer uso consciente da água. “Estou muito feliz e animado, foi a primeira vez que participei de um concurso e ganhei. Tenho que agradecer a todos, à CPFL, minha professora, escola e família”, afirma Roberto Sturion.

Samuel lembra que todos os alunos trabalharam bastante na produção dos desenhos. “Fiquei emocionado quando ouvi meu nome e gostei muito porque aprendi muita coisa da água e sobre energia”, conta. Nicolly comenta que ficou emocionada com a terceira colocação. “Amei participar do projeto”, afirma. Emannuely, por sua vez, enfatiza que aprendeu bastante com o projeto. “Aprendi muito sobre como a água é importante para nós”, conta.

O prefeito Luciano Almeida parabenizou a E.M. João Batista Nogueira e enfatizou a importância da participação das crianças na Semana da Água. “Nada mais importante do que começar essa discussão na escola, com as crianças, porque são elas que conscientizam os pais, avós, tios para que, juntos, a gente construa um mundo melhor para elas”, afirma Luciano.

Luciano Almeida enfatizou importância da participação das crianças na Semana da Água, uma vez que elas compartilham com a família os conhecimentos | Foto: Justino Lucente/CCS

“É um prazer para a CPFL estar presente nesse momento em um evento de sustentabilidade, abordando o tema da água, tão importante para a geração de energia”, afirma Pedro de Aro, gerente de serviços comerciais da CPFL Paulista.

Também participaram da entrega dos prêmios o vereador Acácio Godoy, a Profª Dra. Marilda Soares – representando o secretário de Educação Bruno Cesar Roza, a diretora da E.M. João Batista Nogueira, Elizandra Moreno, e a professora da mesma escola, Adriana Barbosa.

RODAS DE CONVERSA – Para fechar a programação da Semana da Água, foram realizadas mais duas rodas de conversa. A diretora da E.M. João Batista Nogueira, Elizandra Moreno, e o facilitador de educação ambiental do Consórcio PCJ, Jerry Morais, compartilharam suas percepções de educadores e as ações realizadas na área ambiental nos últimos dez anos. Essa roda de conversa foi moderada pela representante do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Sedema, Elizabeth da Silveira Nunes.

Jerry Morais (Consórcio PCJ), Elizabeth Nunes (NEA-Sedema) e Elisandra Moreno (E.M. João Batista Nogueira) | Foto: Justino Lucente/CCS

Já Os Desafios e As Alternativas para o Abastecimento nos Próximos 30 anos foi o tema da roda de conversa composta pelo gerente de operações da Mirante, Rodrigo Leitão, pelo superintendente operacional do Semae, João Vitor Santos Roesner, e pelo chefe da divisão de tratamento do Semae, Yago Rodrigues Borges. A moderação foi da coordenadora executiva do Programa de Monitoramento e Modelagem em Microbacias Hidrográficas (IPEF), Bruna Moreira Sell.

Bruna Sell (IPEF), Rodrigo Leitão (Mirante), João Victor Roesner (Semae) e Yago Borges (Semae) | Foto: Justino Lucente/CCS

Confira abaixo os desenhos vencedores:

1º Lugar – Desenho de Roberto Sturion

2º lugar – Desenho de Samuel Antonio Cardoso Pereira

3º Lugar – Desenho de Nicolly Yasmin Alves Papetti

4º Lugar – Desenho de Emanuelly Matias dos Santos