Piracicaba zerou a demanda reprimida de cirurgias em oito especialidades. Não há mais fila de espera no município para cirurgia geral, ortopedia (joelho, pé, mão, joelho e quadril), histerectomia, laqueadura, postectomia, freioplastia, varicocele e hidrocele. As informações são da Coordenação de Atenção Secundária e da equipe do SAC (Serviço de Avaliação e Controle), departamentos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e responsáveis pelo agendamento dos procedimentos. O resultado positivo é reflexo do apoio que o município tem recebido do Governo do Estado, por meio dos mutirões de cirurgias, desde julho deste ano, por meio da portaria 1388, de 22 de junho de 2022.

O secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, em visita a Piracicaba na tarde de hoje, 15/09, falou sobre a parceria. "Nós lutamos por um bem comum que é a vida. Foi desse pensamento que surgiram todas as ações que minimizaram os impactos da pandemia. Tivemos muitas dificuldades, os municípios se ajudavam, as ações de saúde foram integradas. Essas ações tornaram a Covid-19 endêmica, assim como é a H1N1, e nos possibilitou agir em outro gargalo que eram a suspensão das cirurgias eletivas. Hoje, com toda essa ação integrada pudemos criar o Mutirão de Cirurgias para desafogar o sistema e acolher os pacientes que aguardavam esses procedimentos por dois anos. Sem essas parcerias, somente com os aparelhos estaduais, demoraríamos mais de dois anos para minimizar essa fila", disse Jean Gorinchteyn.

Carlos Joussef, Jean Gorinchteyn e Luciano Almeida durante conversa com a imprensa na tarde de hoje (15/09)

Gorinchteyn, que foi recebido pelo prefeito Luciano Almeida, passou pela sede da DRS-X (Diretoria Regional de Saúde) Piracicaba e pelo Hospital Unimed, uma das unidades particulares de saúde do município parceira no programa Mutirão de Cirurgias do Governo de SP. Acompanharam a visita do secretário estadual, também, o secretário de Saúde, Filemon Silvano, o diretor-presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, e a diretora da DRS-X, Regiane Portes Mendes. Também são parceiros do Mutirão os hospitais Regional de Piracicaba (HRP), dos Fornecedores de Cana (HFC) e Santa Casa de Misericórdia.

Conforme lembrou Gorinchteyn, em todo o Estado a demanda reprimida que era de 538 mil cirurgias hoje é de 319,6 mil procedimentos, uma redução de 40,6%. Em Piracicaba, a demanda reprimida era de 22.740 cirurgias e hoje é de 15.663, uma redução de 31%. Esses procedimentos atacaram a fila acumulada durante a pandemia da Covid-19 e que estava inserida pelos municípios na Central de Regulação do Estado (Cross). "Estar em Piracicaba hoje não é só uma visita, é formalização de um agradecimento a todos os parceiros, principalmente ao prefeito Luciano e ao secretário Filemon, que tanto nos ajudaram durante a pandemia", completou Gorinchteyn.

Regiane Portes, Carlos Joussef, Jean Gorinchteyn, Luciano Almeida, Hamilton Bonilha (infectologista da Unimed) e Filemon Silvano

Luciano Almeida agradeceu o Estado por "buscar sanar as sequelas deixadas pela pandemia", principalmente na saúde, onde a iniciativa do mutirão tem sido muito positiva. "Não existe público e privado, a sociedade é única e tudo aquilo que pudermos fazer para melhorar o atendimento nós vamos fazer. A Unimed é um dos exemplos de empresa do setor privado que tem ajudado muito o setor público. A nossa região tem uma estrutura eficiente e essa mobilização e integração dos trabalhos só trazem benefícios à sociedade. A partir disso, vamos desenhar, junto ao estado, uma estrutura, um conceito de saúde que possa atender melhor e com mais eficiência no serviço público de saúde na Região Metropolitana. Lanço agora o desafio ao secretário Jean e esperamos essa aproximação para conseguirmos resolver outros tantos problemas que temos", completou.

Filemon Silvano, secretário de Municipal de Saúde, lembrou que os esforços para reduzir os impactos decorrentes da pandemia são constantes. "Estamos correndo contra o tempo para atender a demanda reprimida nos diversos setores da saúde. Não acaba e não para por aqui. Continuamos realizando ações para dar o melhor suporte possível aos pacientes de Piracicaba".

Jean Gorinchteyn e Filemon Silvano durante visita a Unimed Piracicaba na tarde de hoje, 15/09

Carlos Joussef também agradeceu a visita do secretário de Estado de Saúde e deixou a Unimed Piracicaba livre para novas parcerias. "A Unimed tem condições de ajudar o poder público e estamos sempre de portas abertas, como sempre estivemos e, a pandemia foi uma prova disso. Isso é algo que a Unimed sempre fez e continuará fazendo. Estamos felizes em poder colaborar com esse e outros programas do governo do Estado", afirmou.