Com o intuito de dar agilidade à manutenção das ruas e avenidas de Piracicaba, bem como aos serviços de iluminação e outros que contribuam para o bem-estar da população, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), vai contratar empresa que usa carro com câmera com inteligência artificial para análise das vias de trânsito em tempo real, a fim de identificar ocorrências que necessitam de intervenção da Administração municipal para correção, como buracos, asfalto irregular, veículo abandonado, entre outras situações. Essa identificação atualmente acontece por agentes de trânsito, portanto, com a nova ferramenta, estes profissionais estarão disponíveis para atender outras demandas no município.
A empresa contratada é a Mapzer Inteligência Artificial Ltda, que é a desenvolvedora da ferramenta tecnológica e possui exclusividade no oferecimento do trabalho. Entre as cidades que utilizam o serviço estão Hortolândia (SP), Palmas (TO), Santa Rosa (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Miguel Pereira (RJ) e Uberaba (MG), e o sistema, por se tratar de uma inteligência artificial, aproximadamente a cada dois meses pode ter uma nova habilidade a partir da análise e junção de estatísticas. O investimento é de R$ 1.692.000, pelo prazo de 12 meses. A assinatura do contrato está prevista para acontecer nesta semana e, posteriormente, a ordem de serviço será emitida.
O veículo a ser utilizado para o serviço conta com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e Inteligência Artificial para fazer o reconhecimento e mapeamento, a cada 15 ou 30 dias, de mais de 30 ocorrências nos espaços urbanos da cidade. Entre as ocorrências monitoradas pela tecnologia estão calçada irregular, empoçamento, iluminação apagada (rodagem noturna), descarte irregular de lixo, mato alto, pichação, sinalização inexistente, tampa de bueiro irregular, entre outras.
“Essa ferramenta vem para contribuir para a gestão pública tomar decisões de forma proativa e com economia de recursos, já que podem ser direcionados de forma mais assertiva, porque teremos dados atualizados sobre as situações das vias da cidade e, assim, poderemos decidir quais ações devem ser feitas, colaborando para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, explicou Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran.
Ela comentou, ainda, que o recurso de georeferenciamento da ferramenta permite saber a localização exata das situações e, por isso, os agentes e fiscais estarão disponíveis para atender outras demandas, dando celeridade aos trabalhos que requerem presencialmente um profissional. “Hoje, os agentes percorrem as vias e anotam os obstáculos e essas demandas, mas em movimento, às vezes, algo passa despercebido. Já com o uso dessa tecnologia, a assertividade do mapeamento desses itens será mais precisa, possibilitando a imediata correção ou programação por regiões mais afetadas, porque a ferramenta captura e mapeia qualquer obstáculo da via pavimentada, auxiliando diferentes secretarias no atendimento às demandas, abrangendo, além do trânsito, infraestrutura e meio ambiente, zeladoria e água e esgoto”, falou.