O prefeito Luciano Almeida recebeu na manhã de ontem, terça-feira, 08/08, a visita de diretores da Hyundai, com o objetivo de discutir a implantação de projetos que poderão alavancar o desenvolvimento do município em diversos segmentos. O encontro reuniu representantes da montadora estabelecida em Piracicaba e da Hyundai Rotem, divisão ferroviária da empresa, que fica em Araraquara, para a qual o Executivo vai solicitar estudo de viabilidade econômica para a instalação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) movidos a hidrogênio na cidade. Outra demanda acertada, foi a realização em conjunto de uma Semana de Tecnologia em Mobilidade Urbana, em data e local que ainda serão definidos.
A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Luciano Almeida
Participaram da reunião Daniel Park – presidente da Hyundai; Ricardo Augusto Martins, vice-presidente administrativo; Edyvall Campanelli – diretor comercial, além de Luis Cassinelli – secretário de Governo (Semgov), Jane Franco de Oliveira – secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), José Luiz Ribeiro – secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Rose Massarutto – diretora de projetos especiais.
O prefeito Luciano Almeida destacou que a instalação dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) movidos a hidrogênio poderão tanto fortalecer a exploração dos pontos turísticos da cidade, numa extensão de no máximo 2 km, quanto viabilizar o transporte entre cidades da região, utilizando a malha ferroviária que ainda existe no local.
O prefeito Luciano Almeida, a secretária Jane Franco de Oliveira e Ricardo Martins analisam possíveis locais por onde o VLT poderá circular
“Precisamos dar um start e desenvolver um projeto-piloto que avalie a possibilidade financeira e estrutura operacional para a realização do mesmo. A ideia é utilizar a expertise da Hyundai e buscar outros parceiros interessados na execução deste projeto”, destacou Luciano.
Ricardo Martins se mostrou satisfeito com o resultado da reunião e acredita que o caminho natural seja criar parcerias que viabilizem a instalação do VLT em Piracicaba e região. “Essa é uma discussão que certamente envolverá o governo da Coreia do Sul e do Brasil, além de empresários e investidores em potencial”, disse Martins.
Edyval Campanelli lembrou que a divisão ferroviária da Hyundai já entregou mais de 50 mil unidades em todo mundo, entre trens para metrô, subúrbio, de alta velocidade e VLTs. “Temos infraestrutura não só para a entrega como também para oferecer usinas que produzam o hidrogênio que serve como combustível base para o VLT”, frisou.
SEMANA DA TECNOLOGIA – Luis Cassineli reforçou que a proposta de produzir uma Semana de Tecnologia em Mobilidade Urbana, em parceria com a Hyundai, será uma ótima oportunidade para atrair pesquisadores e investidores por meio da realização de painéis técnicos e empresariais. “Minha ideia é envolver também a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na organização deste evento”, destacou Cassineli.