Prefeitura vai restaurar margem do ribeirão do Enxofre na avenida Demósthenes Santos Correa
O prefeito Luciano Almeida assinou ontem, terça-feira, 24/05, contrato emergencial para obra de contenção de erosão da margem esquerda do Ribeirão do Enxofre, no trecho da avenida Profº Demósthenes Santos Correa, próximo ao número 118, no Jardim Conceição. A obra será feita de forma emergencial para evitar que a erosão aumente e prejudique a via, necessitando de interdição total.
A partir da emissão da Ordem de Serviço (OS), a empresa Engesec Construções Eireli terá 90 dias para a conclusão da obra. O investimento será de R$ 802.505,26, com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa. A previsão de início da obra é para as próximas semanas.

Será construído muro de gabião em cerca de 15 metros de extensão; obra será feita para evitar aumento da erosão
Para conter a erosão, a obra consiste na construção de um muro de gabião (espécie de muro de pedra ensacada em malha metálica que segura a encosta) em aproximadamente 15 metros de extensão da margem do ribeirão na avenida Profº Demósthenes Santos Correa.
A margem do ribeirão neste ponto é muito próxima à guia da avenida. No final de 2021, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) havia realizado serviço paliativo para tentar conter a erosão no local. Mas com as fortes chuvas do início do ano e o consequente aumento do volume de água no ribeirão, o processo de erosão se intensificou.
PIO SBRISSA – O trabalho de contenção de erosão nas margens do ribeirão do Enxofre é recorrente. No meio do ano passado, a Prefeitura já implantou muro de gabião em trecho de cerca de 50 metros no córrego entre as avenidas Abel Francisco Pereira e Pio Sbrissa, no Chácara Nazareth II. “Com esse serviço, conseguimos solucionar o problema nesse ponto, por isso vamos realizar o mesmo trabalho no trecho da avenida Profº Demósthenes Santos Correa”, afirma o secretário da Semob, Paulo Sérgio Ferreira da Silva.
