Equipamento estava fechado e não recebia nenhuma melhoria há 16 anos

Visão geral da entrada do Ginásio do Jaraguá que será reformado – Crédito fotos: José Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), vai reformar o Centro Esportivo Dirceu de Toledo, conhecido como Ginásio do Jaraguá, localizado à rua Tancredo Neves, sem número, no Jaraguá. A homologação da licitação foi publicada na segunda-feira, 26/2, no Diário Oficial do Município. O investimento será de R$ 1 milhão.

A obra de reforma contempla troca das tubulações para redes coletoras de águas pluviais, troca de revestimentos das paredes e do piso dos banheiros e dos vestiários, troca de portas, substituição de sanitários e de acessórios, troca de caixa d´água, substituição do quadro de distribuição de energia, substituição do piso da quadra de madeira, pintura de demarcação da quadra poliesportiva com borracha clorada e serviços de pintura no geral.

Piso de madeira do ginásio está deteriorado e sem condições de uso – Crédito fotos: José Justino Lucente

O equipamento público não recebe nenhuma melhoria há 16 anos e precisou ficar fechado após degradação pelo tempo, falta de manutenção e atos de vandalismo, que causaram problemas em toda a estrutura.

Inaugurado no dia 25 de agosto de 1988, o Centro Esportivo Dirceu de Toledo foi construído na época em que Piracicaba foi escolhida para sediar as competições da 53ª edição dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni. É composto por um ginásio poliesportivo e arquibancadas com capacidade para 1.200 pessoas, dois vestiários e banheiros, além de campo de futebol oficial, sem iluminação e alambrados.

Uma visão geral do abandono do ginásio que compõe o Complexo Esportivo – Crédito fotos: José Justino Lucente

A reforma do Ginásio do Jaraguá será realizada pela empresa NG7 Construções Ltda, vencedora da licitação, que deve apresentar toda a documentação necessária e assinar o contrato com o prazo de 180 dias para concluir a obra, após a emissão da Ordem de Serviço.

Caixa de distribuição de energia em ruínas – Crédito fotos: José Justino Lucente
Sujeira acumulada nas laterais do ginásio – Crédito fotos: José Justino Lucente
Equipamentos abandonos e sem uso – Crédito fotos: José Justino Lucente