A Prefeitura vai reformar um imóvel, o de número 23, que fica no Horto Florestal de Tupi. O prédio vai funcionar como ponto de apoio do Pelotão Ambiental/Rural e para ações do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O valor do investimento será de R$ 144.025,10.

Prédio servirá como ponto de apoio para o Pelotão Ambiental/Rural e para ações do NEA

De acordo com informações da Sedema, o galpão existente terá a estrutura de cobertura, telhas e alvenaria preservadas para a construção de novos sanitários, cozinha, salas de reuniões, escritórios e depósito. As instalações elétrica e hidráulica serão refeitas. Também será instalado piso cerâmico, forro em PVC e feita a pintura. A área total é de 374,97 m2.

HISTÓRICO – A Estação Experimental de Tupi, conhecida como Horto de Tupi, foi criada em 1949 e está localizada na rodovia Luiz de Queiroz, km 149, no distrito de Tupi. Tem área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica. Em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso.

Por meio de assinatura de decreto, no ano passado, o Governo do Estado concedeu permissão de uso do horto pela Prefeitura de Piracicaba pelo prazo de 20 anos. A gestão do local é compartilhada entre o Estado, a Prefeitura e a Esalq/USP.

No local, a Prefeitura realiza projetos de educação ambiental, como o Educa Trilha, o PJ Mais (Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social) e observação de pássaros.