Prefeitura vai recuperar avenida de acesso ao São Jorge
A Prefeitura de Piracicaba está licitando as obras de recuperação total das duas pistas da avenida de acesso ao São Jorge: Antonio de Barros Filho (ex-avenida Tancredo Neves). O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão. A expectativa é de que em junho seja definida a empresa vencedora da licitação.
Segundo informações do secretário de Obras, Paulo Prates, a região do São Jorge vem recebendo melhorias viárias nos últimos meses. Como exemplo, ele citou a rua Conchas, a construção da rotatória das avenidas Raposo Tavares com Abel Pereira, e a própria avenida Antonio de Barros no acesso ao São Jorge/Novo Horizonte e Planalto. A Secretaria Municipal de Trânsito estima a circulação diária de 6.000 veículos pesados.
O secretário lembrou da intervenção no núcleo Cantagalo. A primeira etapa foi de instalação das redes de água e esgoto, mais a iluminação de ruas e residências. Agora, a Prefeitura prepara o início de outras intervenções: término do arruamento, instalação das galerias pluviais, construção de guias/sarjetas e a pavimentação das ruas.

Sobre a obra em licitação, Paulo Prates disse que o trecho entre a avenida Antonio de Barros Filho, da rua Zulmira do Vale até a avenida dos Patriotas, serão 7.700 m2 de asfalto, mais guias/sarjetas (1.890 m). Já no sentido Centro-bairro, serão recuperados 6.720 m2 de asfalto, mais 1.867 de guias/sarjetas.
Com a entrega do novo Terminal de Ônibus do São Jorge e Região, prevista para o dia 29 de maio e o funcionamento já em 1.º de junho, a Secretaria de Obras já vinha trabalhando no estudo da recuperação total da avenida Antonio de Barros. Prates enfatiza que, devido ao tráfego pesado, foi necessário amplo estudo do solo, onde existe muita água. O estudo técnico, por exemplo, apontou para a necessidade da troca de solo e a recomposição total do asfalto.
A obra prevê a construção das paradas de ônibus em concreto, para evitar desgaste do novo asfalto na frenagem destes veículos. A primeira etapa (bairro-centro) a licitação foi aberta no dia 16 de maio (Envelope 1 – Documentos) e, no momento, aguarda recursos. A segunda etapa (centro-bairro), o Envelope 1 – Documentos será aberto no dia 02 de junho.
.jpg)
