A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), abriu dispensa eletrônica para obras de infraestrutura para construção e reforço estrutural em trecho de galeria de canalização do córrego Itapeva. O edital completo, 58/2024, pode ser acessado na área Editais, no portal da Prefeitura (https://piracicaba.sp.gov.br); a data limite para recebimento de propostas é 16/07, às 8h, e início de lances será no mesmo dia, a partir das 9h.
O projeto prevê a substituição de trecho de galeria no curso d’água do córrego Itapeva, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes. Por isso, as obras contemplam reforma de um trecho da galeria e demolição e reconstrução de outro trecho, os serviços serão executados em um total de 245 metros de extensão.
O sistema proposto, conforme descrito no projeto, compreende trecho de galeria pré-moldada com maior capacidade de vazão sem impactar criticamente as dimensões locais, adotando trecho paralelo de galeria em aduelas de 2,5m x 2,5m. O sistema terá capacidade de vazão de 72,34 m³/segundo.
Complementando o sistema proposto, existe ainda a necessidade de reforços e de manutenção do canal nos percursos adjacentes à implantação da nova galeria, com reforço com tela metálica e concreto projetado.
A bacia do córrego Itapeva tem uma área de drenagem de 788 hectares; o córrego foi canalizado em meados dos anos 1950, tendo um trecho, ao longo da avenida Armando de Salles Oliveira, com canalização fechada e, na avenida 31 de Março, a céu aberto.
O valor estimado da contratação é de R$ 4,08 milhões, com critério de julgamento por menor preço global. O prazo para as obras é de 120 dias, contados da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.