Prefeitura vai doar documentos do Arquivo Público à Câmara de Vereadores
A Prefeitura vai doar os arquivos históricos referentes à Câmara de Vereadores, encontrados recentemente no acervo do Arquivo Público, localizado à rua Antônio Correa Barbosa, 721. A informação foi confirmada nesta manhã, 28/10, durante encontro do prefeito Luciano Almeida com o presidente do Legislativo, Gilmar Rotta. Entre os materiais raros que serão doados, encontram-se dois balancetes da Câmara, datados dos anos de 1904 e 1905. Luciano deve assinar em breve um decreto-lei oficializando a doação destes materiais e outros que, porventura, que sejam encontrados. Em contrapartida, Rotta vai disponibilizar equipe do setor de Documentação e Transparência da Câmara para ajudar no trabalho de restauro dos documentos históricos do Arquivo Público.
O prefeito Luciano Almeida parabenizou a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Cpad), Valéria Dias, lembrando que o mapeamento deste conteúdo do Arquivo Público está proporcionando a descoberta de várias relíquias e disse estar feliz com a parceria com a Câmara.

Gilmar Rotta, Luciano Almeida, José Dorival Maistro, Valéria da Silva e Cláudia Oliveira
Gilmar Rotta destacou a importância que a atual Administração está dando para o trabalho de recuperação do Arquivo Público e agradeceu por ter confiado à Câmara de Vereadores a guarda destes documentos. “Estamos, assim, preservando a história para os nossos filhos e netos”, destacou Rotta.
“Ao investigarmos estes conteúdos, podemos ver como Piracicaba passou de um simples povoado para uma cidade pungente”, frisou Dorival José Maistro, da Secretaria de Administração. Ele também disse estar satisfeito com a parceria entre Executivo e Legislativo, lembrando que esta boa relação vai contribuir em muito para a preservação e recuperação dos documentos mais importantes da história do município.
RARIDADES – Segundo Cláudia de Oliveira, assistente administrativa do Arquivo Público, conforme os funcionários vão realizando o seu trabalho, vão também encontrando raridades, como um livro sobre o Matadouro Municipal, datado de 1943, que regulava o abate de animais no município. Nele se encontram informações específicas sobre o rebanho bovino, tais como sexo, cor, marca, peso e ano do abate. “Na época, as famílias Bissoli, Vendemiatti e Hellmeister apareciam como grandes proprietários de rebanho bovino no município”, disse Cláudia.
Um Auto de Alinhamento, do ano de 1904, revela que o médico de origem portuguesa Dr. Torquato da Silva Leitão, construiu uma casa e uma cerca com 4 faces num terreno próximo a Câmara de Vereadores. Em 1903, o coronel Fernando Febeliano da Costa, 5 vezes prefeito de Piracicaba, construiu um muro na sua propriedade, localizada entre as ruas São José e Boa Vista. Outro achado, intitulado Óbitos Inscritos, documentava as sepulturas concedidas pela Prefeitura aos cidadãos e seus familiares durante o ano de 1891.
