Prefeitura trabalha para amenizar danos causados pela chuva
Chuva intensa provocou pontos de alagamento e acionou ação integrada de secretarias e órgãos de apoio
Piracicaba registrou 66,3 milímetros de chuva entre a noite de terça-feira, 13/01, e a madrugada de quarta-feira, 14/01, conforme dados do pluviômetro da base da Defesa Civil. Em razão do volume elevado, foram registrados pontos de alagamento em diferentes regiões do município, como as avenidas 31 de Março, Independência (atrás do Teatro Dr. Losso Netto) e Armando de Salles Oliveira, além do bairro Itaperu, da comunidade Pantanal e do bairro residencial Estância Lago Azul. As equipes também atuam no Parque do Engenho Central na limpeza e na recolha de galhos.



A forte chuva mobilizou uma força-tarefa da Prefeitura, composta pelas secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. As equipes atuam desde a noite de ontem para minimizar os impactos causados pelo temporal e restabelecer a normalidade nos locais afetados.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, o volume de chuva foi significativo e as equipes seguem monitorando a situação para adoção das providências necessárias.
SAÚDE – Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Cristina, o atendimento odontológico precisou ser interrompido nesta quarta-feira, 14/01, e também nesta quinta-feira, 15/01, em razão da chuva, que atingiu a placa da cadeira odontológica. A equipe de manutenção já foi acionada para solucionar o problema.
Na UBS Novo Horizonte e na USF Jardim Vitória, que também atende moradores do bairro Paineiras, foram registrados alagamentos pontuais, sem necessidade de interrupção dos atendimentos. As ocorrências foram prontamente resolvidas pela equipe de manutenção.
ORIENTAÇÃO – A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados durante períodos de chuva e ventos fortes, evitando transitar em locais alagados, estacionar veículos próximos a árvores ou construções em obra e circular em calçadas com árvores de médio e grande porte. Também é importante atenção para possíveis quedas de postes e fiação energizada.
O Defesa Civil disponibiliza um canal de alertas meteorológicos. Para receber mensagens no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para 40199. Outras informações estão disponíveis em www.spalerta.sp.gov.br.
SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.
