Prefeitura torna permanente o cadastramento no SegRural
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), tornou permanente, a partir deste mês de julho, o cadastramento do SegRural, programa elaborado para agilizar o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Guarda Civil para ampliar a segurança de propriedades da zona rural.
Desde 2015, quando o SegRural foi implantado no município, a Sema cadastrou apenas 10% das propriedades rurais. O serviço é importante e favorece o trabalho de localização das propriedades pelos órgãos de segurança e assistência médica emergencial. Para tanto, a Pasta reforça o pedido para que proprietários rurais se mobilizem em aderir o programa.
Dados da Sema apontam que a zona rural conta com aproximadamente 2.000 propriedades e a expectativa é cadastrar todas. As informações ficarão em sigilo, em poder da Guarda Civil e do Samu. De acordo com dados da Sema, em torno de 9.000 pessoas residem na zona rural de Piracicaba.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez afirmou que a Sema trabalha com afinco na zona rural, na manutenção de seus mais de 2.500 quilômetros de estradas, pontes, linhas de tubos e sistemas de abastecimento, e que a segurança é um item importante para fixar e manter o homem no campo. “Esse programa é importante para agilizar o atendimento do Samu e ampliar a segurança da zona rural”, ressaltou.
O programa tem apoio da Guarda Civil, Samu e parceria da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Câmara de Vereadores de Piracicaba, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).
CADASTRO – O cadastramento é voluntário e gratuito, e a partir da adesão, os dados do imóvel e localização serão inseridos no sistema sendo necessário que o proprietário do imóvel realize o cadastro. A localização é feita rapidamente, por meio de GPS, pela Guarda Civil Municipal e SAMU, quando acionados. O interessado receberá um número, que deverá ser utilizado nas chamadas para a Guarda Civil, por meio do 153 e nas chamadas para o Samu, por meio do 192.
SERVIÇO – O cadastro no SegRural deve ser agendado pelo telefone (19) 3437-4000 ou pessoalmente na Sema, localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113.
