A partir de segunda-feira, 25/04, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai disponibilizar dois pontos estratégicos como Centro de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes. A pessoa que apresentar sintomas gripais e respiratórios ou teve contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19 poderá ir até esses locais e fazer o teste rápido (antígeno). Devido à dificuldade de aquisição do material nos últimos meses, a ação está sendo realizada após envio dos testes pelo governo do Estado de São Paulo, atendendo a um pedido da SMS. De acordo com o Departamento de Atenção Básica, as Centrais de Testagem ficarão nos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30 e, sábado, das 8h às 13h30. "Neste período as unidades receberão, por demanda espontânea, a população sintomática respiratória ou comunicantes desses sintomáticos para realização dos testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19", informou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Teste rápido de antígeno será oferecido em duas centrais de testagem na cidade

É importante destacar que os interessados devem apresentar um documento pessoal com foto e CPF, em uma das duas unidades, para fazer o exame. Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em qualquer uma das quatro UPAs da cidade. Conforme explica Moisés Taglietta, diretor de Vigilância em Saúde de Piracicaba, a abertura dos testes de antígeno para a população também vai servir como termômetro e medir a circulação do coronavírus na cidade. "Diferente do começo do ano, atualmente, vivemos um momento de menor circulação da Covid-19 e, com o resultado desta testagem, poderemos ver exatamente como está o 'trânsito' da doença na cidade. Devido à vacinação, muitas pessoas acabam contraindo a doença, porém, ficam assintomáticos, por isso a testagem é importante e um dos meios de conseguirmos bloquear, de vez, a circulação desse vírus".

HISTÓRICO – Em janeiro deste ano, em decorrência de um surto da Covid-19 pela sua variante Ômicron e da gripe (influenza) H3N2, o número de atendimentos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento na cidade chegou a ficar 90% acima do normal e, por consequência, o número de pessoas que precisaram realizar os testes rápidos de antígeno na rede pública também cresceu. Assim, como em todo o Brasil – e mundo afora – os testes ficaram escassos, não sendo possível a aquisição pela Prefeitura de novas remessas, ficando no aguardo dos exames vindos dos governos estadual e federal, o que também não acontecia pelo mesmo motivo. Para se ter uma dimensão do crescimento pela procura dos testes de antígeno na cidade, em janeiro de 2022 – quando aconteceu o surto – foram executados mais de 27 mil testes. Antes disso, em dezembro de 2021, pouco mais de 2.100 destes testes foram realizados na rede.

Com envio de testes de antígeno pelo Estado, Saúde abriu demanda espontânea para sintomáticos e contactantes

CASOS – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro deste ano foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro foram 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março foram 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos por Covid-19. Em abril, até ontem segunda-feira, 18/04, são 1.886 notificações, 431 positivos e dois óbitos.