Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura terá 17 postos de vacinação contra a gripe no sábado, 24/05

Serão 11 postos fixos e seis volantes; podem receber o imunizante toda a população piracicabana com mais de seis meses de idade

Por CCS / Publicado em 22/05/2025
Tempo de leitura: 6 minutos.
A imagem mostra uma profissional de saúde preparando uma dose de vacina. Ela está segurando um frasco de vacina com uma seringa, provavelmente para administrar a vacina a um paciente. O paciente, ligeiramente fora de foco, está sentado ao fundo, usando uma máscara. A imagem sugere um contexto de vacinação, possivelmente em um centro de saúde ou clínica. A imagem é focada nas mãos da profissional de saúde, destacando o processo de preparação da dose. A atenção aos detalhes, como a manipulação cuidadosa da seringa e do frasco, indica a importância e o cuidado envolvidos na administração de vacinas. O fundo desfocado direciona a atenção para a ação central da imagem, que é a preparação da vacina.
Estratégia de vacinação contra a gripe será neste sábado, dia 24/05

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai ter 17 postos de vacinação contra a gripe (influenza) em ação especial de imunização que acontece neste sábado, 24/05, das 8h às 16h (lista abaixo). A estratégia municipal acontece após a autorização da ampliação do público-alvo na última terça-feira, 20/05, pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo durante o período sazonal destas doenças virais. Nos grupos prioritários, como crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais, são 107.717 pessoas aptas a receber o imunizante e, deste total, a meta ainda é vacinar 90% deste público.

No Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) realizado em 10/05, a Prefeitura imunizou 3.894 pessoas do grupo prioritário. Até esta quarta-feira, 21/05, já foram imunizadas 46.021 pessoas contra a gripe em Piracicaba, deste total, 29.848 doses foram aplicadas em gestantes, crianças e idosos, atingindo 27,71% da meta.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina está disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. Além disso, a partir do dia 26/05, serão retomadas as vacinações noturnas, das 17h às 20h, em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba. Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, destacou que as crianças de 6 meses a menores de 6 anos que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. “Com a chegada do frio e clima mais seco, as doenças respiratórias tendem a acontecer com mais frequência. Portanto, ampliar as ações de imunização é oportuno para que a população receba sua vacina e fique protegido. A vacinação é eficaz e evita a evolução da doença para quadros mais graves”, disse.

SERVIDOR PÚBLICO – Amanhã, sexta-feira, 23/05, a Secretaria de Saúde realiza estratégia de vacinação contra a gripe para todos os servidores públicos que ainda não receberam a vacina. A ação acontecerá no refeitório do prédio do Centro Cívico (T1), das 8h15 às 11h e das 14h às 16h45.

DECRETO – Com o avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, principalmente de crianças, a Prefeitura de Piracicaba decretou emergência em saúde pública no município ontem, 19/05. O decreto nº 20.472/2025 visa ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças.

Além disso, está instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba para monitoramento e gestão da situação de emergência em saúde pública declarada. A coordenação do centro de operações é de responsabilidade do secretário municipal de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, e da secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto.

O estado de emergência terá a vigência de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos no município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Unidades de Saúde abertas neste sábado, 24/05, das 8h às 16h, para vacinação contra Influenza/Gripe

Postos Fixos

USF Mário Dedini I (Rua Nadir Eraldo Stella, 137)

USF São Francisco (Rua Uchoa, 488)

UBS Caxambu (Rua Engº Romano Coury, 513)

UBS Centro (Av. França, 227, Jd. Europa)

UBS Independência (Rua Pedro Chiarini, 144)

UBS Jupiá (Rua João Eudóxio da Silva, s/nº)

UBS Paulicéia (Rua Santa Helena, 334)

UBS Piracicamirim (Rua Gonçalves Dias, 1070)

UBS Planalto (Rua Herculano Mônaco, 180)

UBS Vila Rezende (Rua Santo Estevão, 394)

UBS Vila Sônia (Rua João Zem, 751)

Postos Volantes

Carrefour (Av. Rui Teixeira Mendes, 300)

COOP (Av. Profº Alberto Vollet Sachs, 2030)

COOP Bom (Rua Corcovado, 70)

Pão de Açúcar – Cidade Alta (Rua Visconde do Rio Branco, 583)

Assaí (Av. Antônio Fazanaro, s/nº)

Jaú Serve – São Dimas (Rua Capitão Emídio, 537)


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.