O aumento das despesas da Prefeitura de Piracicaba e a queda nas receitas arrecadadas provocaram um déficit de R$ 129,1 milhões em três anos, sendo R$ 800 mil em 2014; R$ 72,2 milhões em 2015 e, ainda, R$ 55,9 milhões em 2016. Isso tem levado a Prefeitura a dificuldade em executar seus programas de acordo com as necessidades da população. Para 2017, o quadro não é diferente, indicando já um déficit inicial de R$ 65,1 milhões, ao que deve ser acrescentando mais R$ 25 milhões de serviços executados em 2016 e não pagos, como são os casos de R$ 20,9 milhões devidos à Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana, além de diversas outros serviços de menor valor. Para evitar atraso no pagamento, a Prefeitura tem feito um enorme esforço na contenção de gastos, redução do número de horas extras dos servidores, extinção de cargos em comissão, redução de FGs (Funções Gratificadas), cancelamento de obras, fusão de secretarias etc. Todo esse esforço para manter regular o pagamento dos salários dos servidores e dos comissionados, dos prestadores de serviços e das poucas obras em execução. Duas planilhas (em anexo) mostram a evolução das receitas e despesas no período de 2012 a 2016, e a estimativa para 2017, com os respectivos superávits ou déficits anuais.