O prefeito Barjas Negri autorizou o repasse anual de R$ 360 mil ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba. O repasse será de R$ 30 mil mensais e inicia-se a partir deste mês. A decisão foi tomada após discussão com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, e a aprovação ontem (6) da proposta pelos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O objetivo é auxiliar na manutenção do Lar que, nos últimos meses, enfrenta sérios problemas financeiros. De acordo com a entidade, dos 470 idosos que são atendidos hoje, 265 recebem um salário de benefício. O custo diário de manutenção é estimado em R$ 9.300,00 e o déficit mensal chega a R$ 130 mil.

O pedido de “socorro” chegou à secretária Maria Angélica e ao prefeito Barjas Negri pelos vereadores que compõem a base aliada do governo municipal. Os vereadores entraram em contato e pediram que a Prefeitura estudasse medidas para “evitar o fechamento ou a interrupção de atendimento do Lar dos Velhinhos”.

De acordo com o Maria Angélica, o recurso é uma reserva do Orçamento da secretaria e, a partir do ano que vem, será previsto na lei orçamentária. “O repasse foi aprovado, pois o Lar dos Velhinhos é aberto a parcerias e desenvolve um trabalho social de grande relevância no município, além de ser transparente em suas ações”, destacou.

O próximo passo, como explicou o prefeito Barjas Negri, é a formalização de convênio, que garantirá o repasse de R$ 360 mil reais/ano – ou R$ 30 mil/mês – ao Lar dos Velhinhos. Estes recursos serão usados pela entidade no atendimento de idosos carentes. Os recursos correspondem a aproximadamente um quarto do déficit mensal e serão utilizados para manter a qualidade do serviço.

Maria Angélica lembrou que a proposta atende à política de municipalização das ações sociais voltadas aos serviços de abrigamento de idosos carentes. Além disso, trata-se de entidade com qualidade dos serviços, sempre disponibilizando novas vagas para o atendimento da população idosa que necessita de abrigo.