Serviço de nivelamento na calçada do Cras Novo Horizonte

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), está a todo vapor com as reformas dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) Novo Horizonte, São José e Vila Sônia. O pacote de obras tem investimento total de R$ 484.219,35.

No Novo Horizonte, último dos três prédios a iniciar a reforma, o trabalho começou com a troca do telhado. Atualmente, os trabalhadores estão empenhados em atenuar o desnível da calçada. Outras ações, como o concreto no entorno da unidade, instalação do piso em granilite na parte interna, manutenção do alambrado, intervenções elétricas e pintura geral serão realizadas na sequência.

Fachada do Cras São José, com rampa de acesso e pastilhas aplicadas

Já no São José, a obra está bastante acelerada. Foi realizado um serviço específico de drenagem devido à falta de escoamento de água na entrada da unidade, troca do telhado e da posição da porta principal, além da construção de uma rampa de acesso. O local já conta com a instalação das pastilhas externas.

Pintura interna no Cras Vila Sônia

No Cras Vila Sônia foi instalado o revestimento cerâmico e o granilite, a manutenção do alambrado e piso externo, recuperação estrutural, a manutenção da cobertura e as intervenções elétricas e hidráulicas. A reforma segue na pintura geral do prédio.

“Assim que os prédios forem entregues à população, contaremos com locais mais acolhedores e com maior acessibilidade às famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais”, explica a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

ATENDIMENTO – Os serviços das unidades foram transferidos para outros prédios públicos, dando sequência aos atendimentos à população. Em média, mais de 610 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social são atendidas, por mês, nos três Cras.

Os Cras São José e Novo Horizonte estão atendendo, provisoriamente, na rua Mariano da Costa, 430, no bairro Jaraguá, enquanto a unidade do Vila Sônia atende na rua São Pedro, 152, Parque Piracicaba.

Os Cras são unidades públicas que oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de garantir o acesso aos direitos de cidadania.