Prédio que está sendo reformado vai abrigar a Central de Projetos e o Banco de Alimentos

O prefeito Luciano Almeida e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp), Andréa Almeida, acompanharam, na manhã de hoje, 18/01, o andamento da reforma do prédio que vai abrigar a Central de Projetos e o Banco de Alimentos. Participaram também da visita a engenheira da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), Cleidelice Baltieri Borges, e o assessor da Semozel, Everton Luiz Morete.

As obras incluem reforma do piso, revestimentos, forro, divisórias, portas, janelas, instalações hidráulicas e elétricas e pintura interna e externa. Algumas estruturas já foram demolidas, como paredes, revestimento de piso, divisórias, e outras paredes em alvenaria já começaram a ser levantadas. O local escolhido é o prédio que abrigava o antigo depósito do patrimônio, localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.073, bairro Paulista.

“O objetivo da reforma é melhorar a estrutura física do Fussp, para garantir o bom armazenamento dos itens que o Fundo Social entrega, principalmente as cestas básicas. Também vai aprimorar os atendimentos, já que o prédio fica em ponto estratégico. É uma obra relevante para o município”, destacou Luciano Almeida.

O prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fussp, Andréa Almeida, e técnicos da Semozel acompanharam a reforma da nova sede do Fundo Social

A escolha do novo local foi pensada justamente pela facilidade de acesso, com vias no entorno de grande circulação de transporte público, bom espaço físico e a economia com aluguel para os cofres públicos.

“Contar com esse novo espaço será vantajoso de uma forma geral, pois vai beneficiar a logística dos trabalhos do Fundo Social e também vai facilitar o atendimento das famílias, por ser uma região próxima do Centro da cidade”, destacou Andréa.

O investimento da obra é de R$ 523 mil, sendo R$ 223 mil do município e R$ 300 mil por meio de emenda parlamentar do deputado Alex de Madureira.

Até que a mudança seja efetivada, o Banco de Alimentos e a Central de Projetos seguem atendendo normalmente no mesmo endereço, na rua José Rosário Losso, 946, Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

O prefeito acompanhou também o andamento dos serviços de reforma da Área de Lazer do Trabalhador

MAIS OBRAS – O prefeito acompanhou também o andamento dos serviços de reforma da Área de Lazer do Trabalhador, que contempla troca de cobertura, forro, revestimentos, piso, pintura, adequações elétricas e hidráulicas (incluindo instalação de chuveiro e vaso sanitário), construção de banco de alvenaria e calçada, ao valor de R$ 185.886,51.

Na sequência, Luciano Almeida esteve no bairro Jardim Planalto, onde está sendo construído muro de gabião na margem esquerda do ribeirão do Enxofre, na avenida Pio Sbrissa. A contenção tem 106 metros de extensão e, além do muro, estão inclusos instalação de galeria de águas pluviais e construção de calçadas.

Luciano Almeida esteve no Jardim Planalto, onde está sendo construído muro de gabião no ribeirão do Enxofre, na avenida Pio Sbrissa

O objetivo da obra é evitar que a erosão existente no local aumentasse, prejudicando a via, além de melhorar a passagem do ribeirão. O investimento total da intervenção é de R$ 1.362.573,42, custeado via Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento).

Ainda no ribeirão do Enxofre, na altura da avenida Jaime Pereira, o prefeito acompanhou o desassoreamento que a Prefeitura está executando em parceria com o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A intervenção integra o Programa Rios Vivos, que é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE. O ponto que está sendo desassoreado foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos, já que há registros recorrentes de extravasamento do ribeirão.

A intervenção está prevista para ocorrer em aproximadamente 850 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.