Prefeitura segue com obras e reforma do antigo grupo escolar de Artemis
Prédio do Grupão, que é tombado como patrimônio histórico, será recuperado respeitando todas as especificações técnicas exigidas

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação, segue com as obras de reforma e ampliação do antigo grupo escolar de Artemis. O prédio histórico, localizado na avenida Fioravante Cenedese, 635, e que estava abandonado há mais de 30 anos, está recebendo investimento da Prefeitura no valor de R$ 5 milhões. A unidade vai atender a uma demanda necessária criando 280 novas vagas para a Educação Infantil no bairro, tanto no período matutino quanto vespertino.

De acordo com a Pasta, atualmente, o bairro conta com apenas uma unidade escolar, a EM Deolinda Elias Cenedese, situada em um espaço que não permite ampliação devido à falta de área disponível. Além de gerar novas vagas, o prédio do Grupão, que é tombado como patrimônio histórico pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), será totalmente recuperado, respeitando todas as especificações técnicas exigidas.
A área total a ser construída será de 1.110 metros quadrados, e o conjunto da edificação será composto por três blocos distintos: um bloco administrativo, já existente; um bloco para o setor de serviços e refeitório; e um terceiro bloco para o setor educacional, onde serão construídas sete salas de aula.

A secretária de Educação, Juliana Vicentin, destacou que a reforma também incluirá a instalação de sistemas modernos, como climatização, combate a incêndio, monitoramento 24 horas com alarme, “além de uma ampla área externa com playground e espaço de lazer”, disse. “Esse investimento vai transformar o espaço em uma unidade educacional completa e segura, preservando sua importância histórica e cultural para o bairro e a cidade, mas, ao mesmo tempo, garantindo às crianças um ambiente acolhedor e de qualidade para aprender e se desenvolver”, disse.
DENOMINAÇÃO – O Legislativo aprovou e o prefeito Helinho Zanatta sancionou a Lei Municipal nº 10.275, de 5 de junho de 2025 que denomina como Kazue Otsubo – Kazé o Grupão Escolar, localizado em Artemis.
A justificativa da Lei explica que Kazue Otsubo foi uma pessoa muito estimada pela comunidade local, cuja família possui uma trajetória marcante e é amplamente reconhecida no bairro. Nascida em Artemis em 1939, era filha de imigrantes japoneses, dos primeiros que chegaram a Piracicaba.
