Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura segue com obras de recuperação do pavimento em concreto na avenida Pádua Dias

Atenção ao trânsito deve ser redobrada, uma vez que serão necessários pontos de interdição, conforme o andamento dos serviços

Por CCS / Publicado em 08/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra dois trabalhadores da construção civil em uma rua, realizando obras em um bueiro. Um trabalhador, vestindo capacete, colete laranja e calça jeans, está em pé sobre chapas de metal, observando a área de trabalho. O outro trabalhador, também de capacete, colete laranja, luvas amarelas e calça jeans, está agachado ao lado do bueiro aberto. Ele utiliza uma pá para mexer no material dentro da abertura, que está coberta por uma malha de ferro e plástico preto. Um anel de metal, possivelmente a tampa do bueiro, está visível no centro da abertura. Ao fundo, a rua é ladeada por um lado com um estabelecimento comercial com fachadas vermelhas e letreiros, e pelo outro lado com vegetação e árvores. Vários carros, incluindo um SUV branco, uma van, uma motocicleta e uma caminhonete carregada com pneus, transitam pela via em meio a cones de sinalização laranja, indicando a interdição parcial da pista. No asfalto, a palavra "PEDESTRE" está pintada em letras grandes e desgastadas, indicando uma faixa de pedestres. O céu está nublado, com pouca luz solar.
Prefeitura segue com obras de recuperação do pavimento em concreto na avenida Pádua Dias

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, continua com as obras de recuperação do pavimento em concreto na avenida Pádua Dias, no bairro Vila Independência. Por conta dos serviços, a atenção ao trânsito deve ser redobrada, uma vez que serão necessários pontos de interdição, conforme o andamento dos serviços.

A avenida Pádua Dias é a segunda a receber os trabalhos; em Artemis, na avenida Fioravante Cenedese, o serviço já foi concluído e a via liberada para o trânsito.

No início do ano, a Prefeitura solicitou a execução de um trabalho de fiscalização no pacote de obras de recape asfáltico e concreto realizado na gestão anterior. Então, foi iniciada a fiscalização com ensaios por amostragem de todo o pavimento, determinando a espessura, granulometria, compactação, resistência e teor de materiais aplicados, a fim de avaliar a qualidade.

Os testes identificaram problemas pontuais — chamados de patologias — que necessitam ser corrigidos. Por isso, a Pasta fez uma varredura em toda a cidade, identificando as vias que necessitam de reparos. A empresa responsável pela obra já iniciou as correções.

Os trabalhos ainda fazem parte da fase de conclusão do contrato, uma vez que a Prefeitura não emitiu o termo de recebimento da obra. Isso significa que o prazo de garantia, de no mínimo cinco anos, ainda não começou a contar e todos os reparos não terão custo aos cofres públicos.

A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos seguirá monitorando os serviços por meio de ensaios técnicos e exigência do cumprimento de todas as normas, até que o pavimento atinja a resistência e qualidade necessárias.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.