Prefeitura retoma obras do corredor de ônibus do São Jorge
Uma das primeiras preocupações da gestão do prefeito Barjas Negri é a retomada de obras paralisadas. Nesse sentido já foram reiniciados os trabalhos em duas rotatórias da avenida Professor Alberto Vollet Sachs: a que liga a avenida à

rua Santa Catarina e a outra, que liga a mesma avenida à Cássio Paschoal Padovani e Carlos Martins Sodero. Hoje, 16/01, Barjas esteve na avenida Antonio Mendes de Barros Filho, no Jardim Planalto, para acompanhar o início da remodelação e pavimentação da via. A obra faz parte do corredor de ônibus São Jorge e estava parada há mais de um mês.
De acordo com o prefeito, nenhuma obra, principalmente aquelas ligadas à mobilidade urbana, deve ficar paralisada. “Obra iniciada não pode ficar parada por muito tempo, pois há prejuízos para a população e aos cofres públicos. Fiz uma articulação entre a Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e retomamos os trabalhos. As pontes sobre o ribeirão Piracicamirim, a rotatória da rua Santa Catarina e esta remodelação da avenida Antonio Mendes de Barros Filho ao Terminal do São Jorge”, explicou.
A avenida Antonio Mendes de Barros Filho vai ser remodelada e recapeada. Em alguns trechos mais críticos, haverá a drenagem e a pavimentação completa. O entroncamento com a rua Dona Anésia ganhou uma ponte, já concluída e que aguarda o encaixe viário assim que a avenida estiver pronta. Todas essas melhorias servirão para desafogar o trânsito e agilizar o transporte coletivo. Segundo Barjas, a obra é de extrema importância para a região, que possui um adensamento populacional muito grande e, consequentemente, um intenso fluxo de veículos: só pela avenida Antonio Mendes de Barros Filho circulam cerca de 8.000 veículos/dia.

Para não interromper totalmente o trânsito de veículos na via, apenas um dos lados da avenida foi interditado a partir de hoje. “Durante as obras será necessário que o sentido centro-bairro fique totalmente interditado para que haja segurança aos trabalhadores e motoristas da região. Porém, o lado oposto, sentido bairro-centro, irá operar com mão dupla de direção”, explicou Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes. Ele também explicou que já existe projeto de sinalização para a via após a conclusão do asfalto.
A execução está a cargo da Construtora e Pavimentadora Concivi. O investimento total é de R$ 4.391.095,09 e prazo previsto para conclusão é até junho. Inclui 17.700 m² de fresagem e recapeamento asfáltico, construções de paradas de ônibus em concreto, construção de ponte sobre o ribeirão do Enxofre, remodelação da rotatória, encaixes das avenidas à ponte nova, sinalização vertical, horizontal e instalação de semáforos.
