Portal do Município de Piracicaba
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Prefeitura retoma obras de desassoreamento do rio Piracicaba

Equipe atua com construção de muro de gabião na avenida Jaime Pereira, próximo à rua Curitiba

Por CCS / Publicado em 11/04/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra um canteiro de obras próximo à margem de um rio. Há uma escavadeira com a inscrição "CAT" e o número "M44", sendo operada por uma pessoa vestindo uma camisa vermelha. A escavadeira está posicionada sobre um caminho de terra que se estende até o rio. No primeiro plano, há uma grande pilha de pedras, e vários trabalhadores estão manipulando e organizando pedras e estruturas de malha de arame, provavelmente para controle de erosão ou reforço da margem do rio. Ao fundo, vê-se o rio com águas calmas, cercado por vegetação densa e um penhasco com algumas árvores no topo.
Trecho apresenta instabilidade estrutural no talude de terra e conta com duas saídas de águas pluviais que estão sendo preservadas

Com o objetivo de garantir a segurança estrutural e melhorar o escoamento da água, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, retomou as obras de desassoreamento do rio Piracicaba, concentrando as intervenções na avenida Jaime Pereira, no trecho próximo à rua Curitiba. A equipe atua com a construção de muro de gabião às margens do rio.

De acordo com a Pasta, o trecho apresenta instabilidade estrutural no talude de terra e conta com duas saídas de águas pluviais que estão sendo preservadas. O reforço com gabião — estrutura de contenção composta por pedras envelopadas em malha metálica — tem como objetivo aumentar a segurança e a durabilidade da margem do rio nesse ponto.

As obras para estabilização da margem do rio estão sendo executadas em trechos específicos, assim como a construção de novas saídas de águas pluviais, também conhecidas como muros de ala, o que permite o melhor escoamento das águas da chuva e reduz riscos de alagamentos.

A imagem apresenta uma vista aérea de um local de construção ao longo de uma margem de rio. Observa-se uma escavadeira amarela trabalhando na margem, que parece estar passando por um processo de reforço ou estabilização. A área próxima à máquina foi desmatada, e ela está posicionando grandes rochas ou gabiões (estruturas de malha preenchidas com pedras), provavelmente para controle de erosão. O rio ao lado apresenta águas calmas, e no entorno há uma estrada com veículos e um edifício de fachada de tijolos.
Equipe atua com construção de muro de gabião na avenida Jaime Pereira, próximo à rua Curitiba

Além das intervenções no rio Piracicaba, já foram construídos muros nas saídas do córrego Itapeva, na avenida Renato Wagner, e do ribeirão do Enxofre, também na avenida Jaime Pereira. Essas ações visam otimizar o fluxo das águas que desembocam nos cursos principais, contribuindo para a prevenção de alagamentos e a conservação ambiental da região.

O projeto também inclui um plano de manejo arbóreo, que retirou as leucenas das margens do rio Piracicaba e que darão lugar a espécies nativas. Entre as espécies, estão sendo plantadas guapuruvu, farinha-seca, pau-formiga, tamboril e ingá, espécies que criam condições de reprodução e fornecem alimento à fauna.

A leucena é um tipo de arbusto exótico, considerado uma praga pelo seu alto potencial de reprodução e crescimento rápido, que inibe o desenvolvimento das nativas do Brasil, causando um impacto negativo à biodiversidade e impedindo a contemplação do rio.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.