{mosimage}O prefeito Barjas Negri anunciou hoje (22) a restauração do Pavilhão 14 do Engenho Central, que abriga anualmente a exposição do Salão Internacional do Humor. A abertura da licitação acontece no próximo dia 28 de agosto, com investimento municipal estimado em R$ 470 mil reais. Com a restauração, o uso do Pavilhão 14 será ampliado e diversificado. Da entrevista coletiva participaram os secretários João Chaddad (Ipplap) e Rosângela Camolese (Ação Cultural).

O investimento será municipal e está previsto no Orçamento 2007 da Secretaria de Ação Cultural. A obra teve a aprovação do Codepac no ano passado. O projeto de restauração foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). O arquiteto João Chaddad explicou que não haverá demolição e nem ampliação do prédio. A intenção do projeto é de conservar suas características originais.

O barracão tem 1.350 m2 e com algumas alterações terá salão de eventos de 900 m2. Para Chaddad, a cidade não oferece muitos espaços para exposições, feiras, reuniões e eventos que atraem grande número de pessoas. Além disso, o Pavilhão 14 terá um auditório com capacidade para 132 pessoas sentadas. Esta é uma das principais novidades.

De acordo com Chaddad as obras devem ter início ainda no segundo semestre deste ano, com sua conclusão prevista para o ano de 2.008, quando Piracicaba poderá contar com um importante espaço cultural, social e de lazer de qualidade.

Rosângela Camolese não escondeu a sua satisfação com o anúncio do pontapé inicial na restauração do Engenho Central, começando pelo Pavilhão 14. “Estamos valorizando este espaço, tombado na final da década de 80, e que até agora teve apenas pequenas e esparsas ações. Vamos preservar e resgatar a história, atendendo antiga reivindicação da população e oferecemos este espaço, restaurado, não apenas para o Centro do Humor e a exposição do Salão, mas para outras entidades do meio artístico”.

A secretária destacou que Piracicaba carece de espaços adequados para a realização de grandes eventos, formaturas, feiras e convenções. Lembrou que a Ação Cultural até o final do ano passado recusou vários pedidos para eventos, não pelo espaço em si, mas porque “não tínhamos uma cozinha adequada para abrigar um buffet para cerca de 1.000 pessoas e um Anfiteatro para grandes palestras e conferências. Com esse anúncio Piracicaba ganha muito em qualidade cultural”.{mosimage}

Segundo o prefeito Barjas Negri, trata-se da primeira intervenção de porte no Engenho Central. Barjas disse que a Administração dá sinais de respeito à preservação da história da cidade e de defesa de seu maior patrimônio. A Prefeitura vem dando demonstrações de sua política de preservação com outras ações sociais. Exemplo: as restaurações de prédios da Estação da Paulista. Anunciou ainda que na segunda etapa serão alocados mais R$ 120 mil para comprar os equipamentos e móveis necessários para acomodação do público.

Negri ressaltou que após o restauro, a Pavilhão 14 será sede anual da exposição do Salão Internacional de Humor. Explicou que a próxima edição do Salão funcionará ainda nas atuais instalações e a partir de 2008, já estará com sede própria e durante o mês de agosto e setembro de cada ano, estará reservado exclusivamente para o Salão. “Com esta intervenção cumprimos uma parte importante do nosso plano de governo, com relação à cultura e ao patrimônio histórico, fazendo investimentos nas obras de recuperação desse espaço e estimulamos o setor privado a realizar investimentos no local”.

RAIO-X DA RESTAURAÇÃORevisão das madeiras do barracão Revisão da rede elétrica Reforma de telhado Reforma dos sanitários Reforço da estrutura Implantação de auditório Pintura geral do prédio Piso novo – granelite