A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu hoje, 17/12, do Ministério da Saúde (MS), quatro ambulâncias para o transporte de pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A doação faz parte da política do Governo Federal de renovação de frota para o Samu 192. Os veículos custaram R$ 289 mil cada e estarão aptos para entrar em operação nas próximas semanas, assim que toda a documentação estiver pronta. A doação foi recebida na cidade de Sorocaba/SP, pelo secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, e representantes da SMS e do Conselho Municipal de Saúde, durante solenidade que teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
No início da tarde, o prefeito Luciano Almeida recebeu as ambulâncias na rampa em frente ao prédio do Centro Civico e reforçou que nos últimos quatro anos os esforços para melhorar o Samu foram contínuos. “Melhoramos o atendimento e agora a frota está mais jovem. Desde 2021, compramos três ambulâncias, ganhamos uma e agora recebemos mais quatro do Ministério, ou seja, são oito novas viaturas para reforçar a qualidade do atendimento deste serviço”, concluiu.
A conquista das unidades é fruto de um trabalho intenso do governo municipal junto ao Governo Federal há mais de três anos. Com a aquisição dos quatro veículos novos, o Samu 192 passa a trabalhar com sete unidades básicas e duas UTI e frota mais nova, com média de 08 anos, ante aos veículos com idade média de 12 anos.
Para o secretário de Saúde, a chegada dos veículos permite o equilíbrio do atendimento de urgência e emergência. “Mais uma vez conseguimos viabilizar a manutenção do Programa Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e, assim, dando melhoria da qualidade de atendimento e aperfeiçoamento da capacidade operacional do Sistema Único de Saúde, especialmente na atenção às urgências. Atender bem a população é o legado que estamos deixando”, destacou.
Na oportunidade, a ministra agradeceu a toda a equipe do Ministério da Saúde e todos os SAMUzeros, como popularmente são chamadas as equipes que se empenham em salvar vidas todos os dias. “Digo que este é um presente de Natal do Governo Federal para a população, entregando essas 258 viaturas para mais de 150 municípios num investimento superior da R$ 74,5 milhões, principalmente neste ano em que o Samu Nacional completa 20 anos. Nesse momento, reafirmo a meta do Samu de manter a renovação da frota de forma contínua, mantendo a qualidade no atendimento. Nós temos feito investimento constante, inclusive, reajustando em 30% o custeio para este serviço”, afirmou Nísia Trindade.
O médico Rafael Ferreira, responsável técnico pelo Samu 192 de Piracicaba, reforça que a eficiência do serviço será ampliada. “Estaremos com uma frota mais nova, em sua capacidade plena atuando 24 horas por dia. Ter boas viaturas, com baixa quilometragem e mais modernas, diminuem muito o risco de defeito mecânico durante um atendimento que pode custar a vida de algum paciente. Mantermos este atendimento rápido, dando maior segurança ao paciente, nos dá a certeza de salvarmos mais vidas diariamente”, enfatizou.