Prefeitura reforça atendimento e garante agilidade na Farmácia de Alto Custo
Mesmo com crescimento da demanda e problemas na entrega de medicamentos pelo Estado, serviço foi reorganizado para melhor atender a população
A média diária de atendimentos da Farmácia de Alto Custo registra crescimento contínuo desde 2020, quando foram atendidos 491 pacientes por dia. Em 2025, o número, que já era elevado — 589 atendimentos diários — apresentou forte oscilação especialmente em dezembro, em decorrência de problemas enfrentados pelo operador logístico da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela entrega dos medicamentos. Em alguns dias, o atendimento chegou a 834 pessoas.

O aumento expressivo da demanda, aliado à falta temporária de medicamentos e menos 7 dias úteis de atendimento em dezembro, resultou em maior tempo de espera e, em alguns momentos, fez com que pacientes deixassem a unidade sem retirar os medicamentos prescritos.
Diante desse cenário, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a equipe e intensificou esforços para agilizar os trâmites administrativos internos, que seguem fluxos específicos e personalizados para cada paciente.
Segundo a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Rafaela Carvalho, o período exigiu atuação intensa da equipe municipal para minimizar os impactos aos usuários.
“Enfrentamos um aumento expressivo na procura e, ao mesmo tempo, dificuldades no abastecimento que não dependem do município. Ainda assim, reorganizamos os fluxos internos, reforçamos o atendimento e mantivemos orientação constante aos pacientes, garantindo mais agilidade assim que os estoques foram regularizados pelo Estado”, explicou.
Com o início da regularização do fornecimento de medicamentos a partir da segunda quinzena de dezembro — período em que ao menos 90 itens chegaram a ficar em falta — a situação hoje está menos crítica, ainda com registro de faltas. Atualmente, mesmo com a alta procura, o atendimento vem sendo realizado de forma mais ágil.
MELHORA NA PRÁTICA – Usuária da Farmácia de Alto Custo desde a época em que a unidade funcionava na rua do Trabalho, quando costumava retirar medicação para o pai, Valéria Capis, que também é conselheira municipal de Saúde e integrante da Comissão Local de Saúde do bairro Eldorado, elogiou o atendimento prestado na nova unidade, localizada na avenida Dr. Paulo de Moraes, nesta quinta-feira,15/01.
“Entre a chegada e a saída com o medicamento foram aproximadamente 15 minutos”, relatou. Diagnosticada com lúpus, Valéria considerou “bem satisfatória” a forma como foi atendida. “Que bom que os problemas foram resolvidos e que a Farmácia agora funciona em um local amplo”, completou.
Rafaela Carvalho reforçou ainda que todo o processo segue critérios técnicos rigorosos.
“A Farmácia de Alto Custo trabalha com protocolos específicos e personalizados para cada paciente. Nosso compromisso é oferecer um atendimento humanizado, transparente e eficiente, mesmo em momentos de maior pressão sobre o sistema”, destacou.