A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), recolheu ontem, 9/03, quatro veículos com características de abandono nas vias do município. Esta foi a primeira ação do ano com este propósito e aconteceu em parceria com a Polícia Militar, para deixar as ruas e avenidas da cidade melhores para o tráfego, retirando, então, o que pode provocar acidentes e impossibilitar a fluidez no trânsito.
Semuttran realizou ação em conjunto com a Polícia Militar
Os veículos abandonados são caracterizados por falta de pneus ou que estejam furados, vidros quebrados, acúmulo de entulho no interior, entre outros. De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, esses veículos oferecem riscos à população. “Eles servem como esconderijos de drogas, para violência contra vulneráveis e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. Diante disso, o recolhimento deles é fundamental para a saúde da comunidade e também para a segurança nas vias públicas, por isso o nosso trabalho é constante neste sentido, tanto orientando quanto efetuando a recolha”, falou a secretária.
Serviço de recolhimento de veículos abandonados percorreu diversos bairros da cidade
Para a ação de ontem, os agentes da Semuttran e os policiais militares envolvidos foram divididos em três equipes e recolheram os veículos abandonados na rua Estocolmo, no bairro Parque Santa Cecilia; na rua Álvaro Correa Alves, no bairro Santa Teresinha; na rua Alberto Pinto da Fonseca, no bairro Algodoal; e na rua Jambeiro, em Artemis. Os veículos foram levados para o pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). Caso os proprietários desejem retirá-los, é necessário que façam a regularização documental dos mesmos.
As equipes também verificaram veículos abandonados nas ruas Carolina Ducatti Berreta, dos Cascudos, Samuel Neves, Bernardino de Campos, Taiuva e Claudelis Nolasco com a Dr. Antonio Meira Barros, além das avenidas das Monções e Dr. Morato, porém, nestes lugares os veículos foram recolhidos por conta dos proprietários.
Remoação de veículo na rua Alberto Pinto da Fonseca, no bairro Algodoal
REGISTRO – O munícipe que perceber veículo abandonado em alguma via da cidade pode fazer o registro para recolhimento no 156, o SIP (Serviço de Informação à População) da Prefeitura.
ANO PASSADO – Em 2022, a Semuttran realizou três operações de recolhimento de veículos abandonados em Piracicaba. A primeira foi em maio, retirando das ruas dez veículos. As outras foram em setembro e outubro, com a remoção de 30 veículos (15 em cada uma), totalizando, então, 40 veículos no ano.