A Prefeitura de Piracicaba realizou, na última terça-feira (24), a limpeza de um canal de drenagem localizado na região dos bairros Alvorada e Jardim Itamaracá, que é um ponto de descarte irregular. Do local, foram retiradas 75 toneladas de sujeira.
Colchões e móveis quebrados estavam entre os objetos que impediam a passagem da água: falta conscientização
De acordo com Odair Mello, diretor da Defesa Civil de Piracicaba, o local que foi limpo fica no início da rua Ricardo Gobbo, entre a Escola Municipal Professor Roberto Damas da Silva e um posto de saúde do município. "Trata-se de um canal de drenagem que não é perene, ou seja, ali só corre água quando chove", explica.
Dali foram retirados itens como colchões, móveis quebrados, pneus, sofá, roupas e lixo doméstico, tudo descartado de forma irregular. Foram necessários cinco caminhões para fazer o transporte do material para um local adequado (um dos Ecopontos da cidade).
No total foram retiradas 75 toneladas de entulho, que deveriam ter sido descartadas pela população nos Ecopontos
"É tanto material descartado de forma clandestina, por populares, que aquilo acabou obstruindo totalmente as duas galerias de água pluvial que existem lá. Isso, por sua vez, estava impedindo que as bocas de lobo da rua dessem vazão, causando alagamentos na rua", diz Odair.
O SERVIÇO – A execução dos serviços de limpeza dos córregos da cidade é coordenada pela Defesa Civil, com o apoio operacional de equipes da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Material descartado acabou obstruindo totalmente as duas galerias de água pluvial