Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), em parceria com a Polícia Militar, recolheu hoje, quinta-feira, 6/10, 15 veículos com características de abandono em ruas de oito bairros do município. A ação, denominada Operação Vias Seguras, visa deixar as ruas e avenidas da cidade melhores para o tráfego, retirando, então, o que pode provocar acidentes e impossibilitar a fluidez no trânsito.
Carros foram removidos em diversos bairros da cidade
Os veículos abandonados são caracterizados por falta de pneus ou que estejam furados, vidros quebrados, acúmulo de entulho no interior, entre outros. De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, esses veículos oferecem riscos à população e servem como esconderijos de drogas, para violência contra vulneráveis e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. “O recolhimento desses veículos é fundamental para a saúde da comunidade e também para a segurança nas vias públicas, por isso o nosso trabalho é constante neste sentido, tanto orientando quanto efetuando a recolha”, falou a secretária, acrescentando que outras operações como esta estão previstas para acontecerem ainda neste último trimestre do ano.
Ônibus foi recolhido na avenida Mario Dedini, no bairro Vila Rezende
Para a ação de hoje, os agentes da Semuttran e os policiais militares envolvidos, sob o comando dos sargentos Farias e Romão, foram divididos em três equipes e recolheram os veículos abandonados na avenida Mario Dedini, na Vila Rezende; na rua João Batista de Campos Pinto, no Jardim Abaeté; rua Hildebrando Magalhães, no Jardim Pacaembu; rua Olivério Porta, no Parque Orlanda; na rua Mariano Malosso, no bairro Higienópolis; rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, no Bairro Alto; na Travessa 24 de Abril, no Parque Prezotto, e rua Yolanda Pereira Delboux, no Terra Rica III. Os veículos foram levados para o pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). Caso os proprietários desejem retirá-los, é necessário que façam a regularização documental dos mesmos.
Recolhimento de veículo na rua Olivério Porta, no Parque Orlanda
Conforme o supervisor operacional Magalhães, da Semuttran, o munícipe que perceber veículo abandonado em alguma via da cidade pode fazer o registro para recolhimento no 156, o SIP (Serviço de Informação à População) da Prefeitura. Ele comentou, ainda, sobre a parceria com a PM para a realização do serviço. “Ficamos atentos ao abandono de carros no município e essa operação junto à PM dá ainda mais agilidade ao nosso trabalho nas diversas ações ao longo do ano”, disse.
Além dos veículos removidos pela Semuttran e PM, foram recolhidos, pelo próprio responsável, três caminhões no bairro Unileste.
BALANÇO – Neste ano, a Semuttran realizou, por enquanto, outras duas operações de recolhimento de veículos abandonados em Piracicaba. A primeira foi em maio, retirando das ruas dez veículos. E a outra foi no mês passado, durante a Semana Nacional de Trânsito, com a remoção de 15 veículos. Com a operação de hoje, neste ano foram recolhidos no município 40 veículos.