A Prefeitura de Piracicaba recebeu ontem, 14/05, o prêmio InovaCidade pelo Programa Zeladoria Comunitária, instituído na cidade por meio da Secretaria de Governo (Semgov). A honraria, promovida pelo Instituto Smart City Business America, reconhece as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, e Piracicaba foi selecionada dentre 128 projetos inscritos, incluindo outros países da América Latina. A entrega aconteceu em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress. O prefeito Luciano Almeida e a titular da Semgov, Tássia Espego, receberam o prêmio, representando o Executivo.

Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, segura o troféu junto com a secretária de Governo, Tássia Espego.
Entrega aconteceu ontem, 14-05, em São Paulo, durante o Smart City Business Brazil Congress

Ao todo, 43 projetos foram premiados. Piracicaba ainda recebeu o prêmio destaque pelo Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG.

“Piracicaba foi reconhecida duplamente, pelo Programa de Zeladoria Comunitária, que é um projeto do qual nos orgulhamos muito, e também pelo Programa ESG. Estamos muito felizes por esses prêmios, entregues pela SmartCity, que reuniu os melhores projetos inovadores na América Latina, pensados e aplicados pela gestão pública e por iniciativas privadas”, destacou Luciano Almeida.

Para Tássia Espego, secretária de Governo, a premiação reforça o retorno positivo que o programa está tendo. “É uma grande honra para a cidade e para a Secretaria de Governo receber esse prêmio. O Programa de Zeladoria Comunitária, que foi instituído neste ano, tem dado muito certo, temos recebido respostas positivas das associações e dos moradores dos bairros que já integram o projeto. E assim continuaremos com o programa, realizado de forma conjunta, compartilhada, para possibilitar que os bairros mantenham a zeladoria de suas estruturas. Ter esse reconhecimento de cidade inovadora é mais um impulso que recebemos para prosseguir”, disse.

Comitiva da Prefeitura de Piracicaba com o troféu recebido.
Prefeitura de Piracicaba foi premiada pelo Programa Zeladoria Comunitária, instituído na cidade por meio da Semgov

O prêmio reforça que uma das características mais marcantes do programa é a inclusão socioeconômica incutida, porque possibilita a contratação dos moradores locais para execução dos serviços de zeladoria. De acordo com o instituto, “isso não apenas fortalece a economia das áreas remotas, mas também promove um senso de pertencimento e engajamento cívico, contribuindo para a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável das comunidades remotas”. Também salienta que o Programa de Zeladoria Comunitária “não apenas promove a manutenção física, mas também o bem-estar social e a sustentabilidade”.

O Programa de Zeladoria Comunitária objetiva viabilizar a cooperação entre Administração Pública e Associações de Bairro ou Moradores para manter serviços de zeladoria em regiões afastadas da área urbana do município. Na primeira etapa foram contemplados os bairros de Artemis, Santana, Santa Olímpia e Tanquinho.

PAINEL – Durante o evento, foram realizados diversos painéis e mesas redondas para discussão de temas relevantes relacionados principalmente a gestão pública, tecnologia, sustentabilidade. O prefeito Luciano Almeida integrou o Painel 2, que abordou o tema Gestão Urbana Sustentável Nas Grandes Cidades: Quais Os Principais Desafios?. Também participaram do painel o prefeito de Campinas, Dário Saad; o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto; o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa; e o prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique. A mediação ficou por conta de Lorenzo Madrid, CEO USA do Instituto Smart City Business America.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, fala ao microfone, durante evento em São Paulo.
O prefeito Luciano Almeida integrou também painel que abordou o tema Gestão Urbana Sustentável Nas Grandes Cidades

O painel reuniu prefeitos de grandes cidades, com experiência no enfrentamento dos desafios da gestão de seus municípios, propiciando um debate para todos os gestores públicos que também precisam enfrentar os problemas diárias de administrar uma grande cidade.