Prefeitura recebe Moção de Aplausos pelo Prêmio de Reabilitação Profissional

O município concorreu com outros 43 trabalhos de órgãos públicos. O evento foi prestigiado pelo diretor do Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial, Paulo Dias Campos, secretários municipais, empresários e representantes de órgãos de comunicação.
A escolha de Piracicaba se deu por unanimidade por parte dos jurados pertencentes a diversos órgãos federais e estaduais. A premiação é inédita e coroou de êxito o programa de reabilitação desenvolvido pelo Serviço Municipal de Perícias Médicas (Sempem), oferecendo ao servidor uma nova função quando por motivo de saúde (física ou mental) ele não consegue mais realizar as atividades laborais que desenvolvia.

O concurso elegeu as melhores práticas na readaptação funcional e o município concorreu na categoria órgão público, com instituições como a Unicamp, Cerest/BA, INSS/Campinas, Prefeitura de Curitiba, entre outros. A Prefeitura de Piracicaba é considerada referência e serve de modelo para que outros municípios adotem práticas voltadas para a readaptação de servidores.
O vereador Capitão Gomes destacou que a premiação de Piracicaba confirmou a qualidade do trabalho da equipe do Sempem, disputando com outros órgãos renomados. “Este título de representação nacional mostra que a Prefeitura prima por projetos importantes, que buscam principalmente preservar a qualidade de vida e saúde do servidor público, que prestam serviços relevantes para a cidade”.

O prefeito Barjas demonstrou toda sua alegria ao receber o troféu repassado pelo secretário de Administração, Newton Furucho. Ressaltou a importância do título, que segundo ele, estimula os servidores e divulga a imagem do município para todo país. “Este título não tem um dono. O programa foi desenvolvido coletivamente, envolvendo diversos profissionais, concentrados na secretaria de Administração, que trabalharam na reabilitação de dezenas de servidores municipais”.
Barjas afirmou que com a conquista do título, Piracicaba passa a ser um exemplo a ser seguido não só por administrações públicas de outros municípios, mas também para a iniciativa privada. Com a competência de vários profissionais é possível fazer trabalhos de excelente qualidade, como este voltado para a reabilitação. “A prefeitura tem mais de 5 mil servidores e temos a obrigação de fazer este trabalho social, contribuindo para a melhoria da qualidade de trabalho e a melhoria da qualidade de vida e autoestima dos servidores”.

O Prêmio Reabilitação Profissional 2009, em sua 1ª edição, foi realizada pelo Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial (CBSSI), que visa distinguir e reconhecer as melhores práticas de Reabilitação Profissional em todos os níveis no País. A iniciativa teve apoio institucional do Conasems, dos ministérios da Previdência Social, da Saúde, e do Trabalho e Emprego, além da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Programa de Readaptação Profissional da Prefeitura de Piracicaba é constituído por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, pedagogo, psicólogo, assistentes sociais e técnico de segurança do trabalho. Entre os seus objetivos estão oferecer orientações gerais a respeito do processo de readaptação; trabalhar junto ao servidor a reorientação vocacional e aspectos motivacionais, expectativas, ansiedade e dificuldades junto à nova ocupação; realizar treinamento para a nova função; preparar ambiente de trabalho para receber o servidor em processo de readaptação, etc.