O governador do Estado, Geraldo Alckmin, confirmou na última sexta-feira (28) o segundo depósito de R$ 10 mlhões para a compra de equipamentos do Hospital Regional de Piracicaba. A parcela é fruto do compromisso do governador com o prefeito Barjas Negri dentro da proposta de parceria para o funcionamento do hospital.

A construção das obras civis é realizada com recursos próprios da Prefeitura de Piracicaba. Com os novos recursos, a Secretaria Municipal de Saúde poderá dar continuidade ao processo de licitação para a aquisição de mais quipamentos. Segundo Barjas Negri, o convênio entre o Estado e a Prefeitura é importante parceria para ampliar o acesso regional e gratuito ao atendimento hospitalar prestado à população atendida pelo SUS. O anúncio de liberação dos recursos (R$ 20 milhões) foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, em março, quando assinou o projeto de lei que criava o Aglomerado Urbano de Piracicaba.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, explicou que os procedimentos estão em andamentos na pasta. “A verba acordada vem para atender a continuidade das ações para concretizar o hospital regional”, complementou.

Por outro lado, o prefeito Barjas Negri afirmou que está preocupado com o silêncio do Ministério da Saúde que, desde o início, prometeu ajudar, mas até o momento, não se manifestou. "Sabemos que o Ministério tem hoje, o maior orçamento da sua história.” Esse significativo aumento é resultado da aplicação da Emenda 29, aprovada na época em que Barjas Negri ocupou aquela pasta e que foi regulamentada recentemente. “Este silêncio, por parte do Ministério da Saúde, poderá prejudicar milhares de pessoas que dependem do SUS”, complementou Barjas. O último contato com o ministro foi realizado em agosto, quando ficou acordado o envio de técnicos à cidade para discutir a melhor forma de fazer a operacionalização com representantes das secretarias de Saúde de Piracicaba e do Estado.

Além de Piracicaba, o Hospital Regional também beneficiará a população dos municípios de Saltinho, Charqueada, São Pedro, Águas de São Pedro, Rio das Pedras entre outras.

O HOSPITAL

A nova unidade, localizada no bairro de Santa Rita, tem 18 mil m² de área construída e ganhará 126 leitos. A unidade ainda terá um centro de diagnóstico, exames de radiologia, tomografia, ressonância magnética, ultrassom e laboratório de análise, além de um hospital-dia com três centros cirúrgicos, com capacidade para 700 cirurgias ao mês.

OBRAS – A empresa Tratenge prossegue com a construção do hospital. São realizados serviços de terraplanagem no acesso ao hospital e estacionamento. No Hospital-dia, prédio de fisioterapia e diagnóstico já foram finalizadas as instalações elétricas, hidráulica, gases medicinais e em fase final a instalação de forro de gesso. Na ala de internação, além do piso, também é colocado o forro de gesso. No prédio administrativo, é feita a pintura externa, com as primeiras cores definitiva. A partir da outra semana serão instalados caixilhas de vidros e portas.