Hoje (15) a Prefeitura de Piracicaba recebeu da Caterpillar Brasil, a doação de 200 bolsas de estudo para curso de inglês destinadas aos estudantes do ensino médio da rede estadual e cursos técnicos de instituições estaduais e federais da cidade.

Além do prefeito Barjas Negri, do presidente da Caterpillar, Luiz Carlos Calil. da secretária de Trabalho e Renda (Semtre), Angela Correa e Oldack Chaves Diretor Regional de Ensino, a reunião contou com a participação de representantes da ETEC “Ary de Camargo Pedroso” e “Fernando Febeliano da Costa”, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Piracicaba.

A doação das bolsas de estudo tem como objetivo principal aprimorar a capacitação dos estudantes, para que tenham mais oportunidades em sua carreira e facilidade de ingressar no primeiro emprego. “O inglês é fundamental hoje em dia, já que as empresas valorizam muito e realizam boa parte das entrevistas nessa língua”, afirma a secretaria Angela Correa.

O curso oferecido é online, realizado pela instituição de ensino à distância da língua inglesa, The Global English. A bolsa terá a duração de dois anos, do inglês básico ao avançado, dependendo do nível do estudante, que será avaliado antes de iniciar o curso. “A Caterpillar irá monitorar o aproveitamento e estará incentivando o estudante para que saiam falando fluentemente”, explica Calil.

Serão 120 minutos semanais de aulas, mais 30 minutos de exercícios, além de ajuda com professores e salas de bate-papo para aprimoramento da pronúncia e fluência do idioma. Os estudantes em fase inicial terão toda a plataforma de ensino em português, até que tenham facilidade para migrar para um ambiente totalmente em inglês.

Esta doação faz parte das ações da Caterpillar para celebrar seus 35 anos de atividades industriais no município. “A política de responsabilidade social da nossa empresa visa fazer a diferença na vida das pessoas, e essa iniciativa em doar bolsas de estudo é para fazer a diferença na vdia desses jovens, não só profissional mas pessoalmente”, complementa Calil.

As 200 bolsas foram divididas em: 100 licenças para a Diretoria Regional de Ensino, 30 para a Etec “Ary Camargo Pedroso”, 40 para a Etec “Fernando Febeliano da Costa”e30 para o Instituto Federal.

De acordo com a secretária, Angela Correa, a divisão foi feita em consenso entra as escolas e a Diretoria de Ensino, que avaliaram o desempenho dos alunos afim de entregar as bolsas aos melhores e mais aplicados.

“Agradecemos a Caterpillar pela iniciativa e esperamos que outras empresas também realizem parcerias como esta”, falou o prefeito Barjas Negri.

A aula inaugural dos cursos está prevista para o dia 01 de outubro, no auditório da ACIPI, em dois horários: as 8 horas para alunos de ensino técnico e as 10 horas, para estudantes do ensino médio regular.