Na busca de informações necessárias para a produção do etanol (álcool) a partir da cana-de-açúcar, dois representantes da Federação das Usinas de Açúcar e 24 diretores de cooperativas indianas, além de G. K. Fakir, representante do governo estadual de Gujarat, na Índia, visitaram a Prefeitura de Piracicaba hoje (dia 22). Eles foram recebidos pelo secretário municipal da Indústria e Comércio, Luciano Almeida, no gabinete do prefeito Barjas Negro. Na pauta, o sucesso alcançado pelo Brasil – em especial Piracicaba – na produção de álcool combustível.

Durante a reunião, acompanhada pela imprensa, os indianos explicaram que atualmente já produzem açúcar, sendo que o Brasil detém tecnologias de ponta para a produção de álcool a partir da cana-de-açúcar. “Esperamos ter oportunidade de desenvolver negócios entre Brasil e Índia, em nível de tecnologia e desenvolvimento social dos países”, disse H. A. Badi, diretor da Federação das Usinas de Açúcar da Índia.

“Piracicaba possui projeto consistente na produção da cana-de-açúcar e do etanol. A nós, cabe a responsabilidade de fazer parte desta transferência de conhecimento tecnológico”, disse o secretário Luciano Almeida. “Os indianos têm usina de açúcar e se interessam pela produção do etanol e biodiesel, além de estarem conhecendo a nossa tecnologia. Aguardamos pedido oficial para saber exatamente o que pretendem exportar para aprimorar a tecnologia indiana”.

Recentemente, o governo indiano anunciou a liberação de US$ 500 milhões para investir no Brasil. Fakir informou que a região de Piracicaba poderá ser contemplada com este recurso. “Ainda não temos nada definido. Neste momento, queremos aproximar a relação entre Piracicaba e Índia”, completou.

A comitiva visitou o Centro de Tenologia Canavieira (CTC), as metalúrgicas CSJ e Case, o Grupo Cosan e a Organização dos Plantadores de Cana-deAçúcar do Estado de São Paulo (Orplana). Os indianos chegaram no Brasil no último domingo, permanecendo em Piracicaba ontem (dia 21) e hoje (dia 22). Após o encontro com o secretário, a delegação viajou para Ribeirão Preto. A programação no Brasil conta ainda com passagens pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O retorno a Índia será na próxima segunda (dia 26).

A visita da comitiva indiana integra as ações do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) da região do Piracicaba. O encontro é conseqüência da visita do cônsul-geral da Índia no Brasil, Yogeshwar Varma, à Piracicaba, em março deste ano. A delegação de indianos também está conhecendo centros de pesquisa e tecnologia, empresas dos setores agrícola e metal-mecânico e usinas.