A Prefeitura de Piracicaba, através da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), recebeu na noite de quarta-feira (05), no Auditório da Prefeitura, os 180 alunos matriculados nos cursos de depilação, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem e guia de turismo. As aulas começam na segunda-feira (10).

O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário Municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, do coordenador do colégio Polibrasil, Felipe Tabai, do presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Milton Costa.

As ex-alunas do curso de massagem, Greice Eveline Faria Rosa e Milca Keila Costa, falaram aos alunos sobre a importância de se qualificar. “Eu estava com depressão, tinha consulta agendada com psiquiatra, foi quando fiquei sabendo do curso de massagem oferecido pela Semtre e Onodera. Fiz a inscrição, fui escolhida para fazer o curso, e minha vida mudou, fui curada da depressão, conclui o curso e já estou trabalhando na área”, contou Milca.

Greice e Milca contaram como os cursos da Semtre mudaram suas vidas

Edmara Damiani, da Semtre, ministrou uma palestra sobre empreendedorismo, e falou da importância do MEI (Microempreendedor Individual).

Para o secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, esses cursos de qualificação são importantes porque mudam a vidas das pessoas. “Quero agradecer ao prefeito Barjas Negri e ao Instituto Educacional Polibrasil por acreditarem que os cursos de qualificação podem transformar vidas, foram 2.144 inscrições. Essas pessoas, depois de formadas, podem montar o seu próprio negócio, sendo empreendedores e ampliando suas rendas”, disse

Barjas falou sobre as parcerias entre a prefeitura e a iniciativa privada. “Estamos realizando várias parcerias para qualificação e capacitação com várias empresas para que as pessoas tenham oportunidade de se qualificar e ter maiores chances de se recolocar no mercado de trabalho”, disse o prefeito.

Os critérios para seleção dos candidatos é estar desempregado, ter o ensino fundamental completo, ser maior que 18 anos, ser residente em Piracicaba e responsável pelo sustento da família.