A Prefeitura de Piracicaba recebeu cinco novos veículos para renovação da frota de coleta de lixo e operação no tratamento de resíduos sólidos no aterro sanitário da cidade. Dois dos novos caminhões que serão usados na coleta trazem estampas que incentivam a adoção de animais e valorizam a arte e paisagens da cidade, com desenhos feitos pelo artista Diógenes Moura, que mostram o rio Piracicaba e a Rua do Porto.
A entrega técnica dos veículos foi feita na manhã de hoje, 05/03, na rampa de acesso ao Centro Cívico, com a presença do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, e representantes da Piracicaba Ambiental, concessionária do serviço de coleta e tratamento de resíduos sólidos na cidade, Danilo Baio, diretor de unidade da empresa, e Sérgio Marques, gerente operacional e de contratos.
Foram entregues dois caminhões compactadores para serem usados na coleta de lixo, e dois caminhões roll on e um trator pá carregadeira para uso no Ecoparque de Piracicaba, que vão operar no tratamento e disposição de resíduos sólidos no aterro. Pelo contrato com a concessionária, os veículos não podem exceder 5 anos de uso, quando deve acontecer a renovação da frota pela empresa, mas desde o ano passado os veículos de coleta também passaram a ser personalizados com estampas temáticas.
Um dos dois novos caminhões que serão usados na coleta de lixo foi personalizado com fotos de animais que estão disponíveis para serem adotados no Núcleo de Bem Estar Animal, para ajudar na campanha de incentivo à adoção de animais, e o outro carrega duas ilustrações feitas pelo artista piracicabano Diógenes Moura que retratam duas paisagens-símbolo da cidade.
“Além de se dedicar à atualização tecnológica, com equipamentos 0 quilômetro, também estamos pensando aqui em conjunto com a empresa a parte estética. As pessoas, quando virem um caminhão de lixo, elas vão ter a curiosidade: ‘deixa eu ver se esse é aquele que eu já vi’, já que de um lado tem uma imagem e do outro tem outra. Isso tudo é pra ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores no dia a dia de formas diferentes”, disse o secretário da Simap.
“Nós procuramos um artista que é muito reconhecido por suas incríveis obras e bem características da nossa cidade. Com isso veio a ideia de fazer as margens direita e esquerda do rio Piracicaba nas laterais de um dos nossos caminhões. Isso faz parte da nossa estratégia de trazer a comunidade para perto da empresa”, completou Baio.
Com os cinco novos veículos entregues hoje, além de outros cinco que foram trocados em dezembro, o serviço de coleta domiciliar passou a operar com 50% da frota renovada, e a usina de tratamento mecânico biológico teve a frota 100% renovada.
“A renovação da frota tem como objetivo proporcionar o melhor desempenho e eficiência das nossas atividades operacionais, seja na coleta de resíduos domiciliares ou no tratamento de resíduos sólidos urbanos. Novos equipamentos proporcionam um melhor desempenho, além de menor emissão de poluentes, tornando nossas atividades mais sustentáveis e proporcionando uma melhor qualidade [do serviço] à população”, explicou Marques.