Prefeitura realizou fórum que discutiu o compromisso das cidades com o brincar na infância
A Secretaria de Educação de Piracicaba promoveu debate sobre a criação de espaços seguros e inclusivos para o brincar
A Secretaria Municipal de Educação realizou hoje, 10/04, no auditório do Sesc Piracicaba, o fórum Os Brincares da Cidade: O compromisso é de quem?, em parceria com o Sesc, e o Movimento Internacional Aliança pela Infância.
O evento integra as ações formativas para a 6ª Semana Municipal do Brincar e os 8º Jogos Internos, que serão realizados no mês de maio, e contou com a participação dos gestores das escolas municipais de Piracicaba.
A programação incluiu palestras de Marcelo Peroni, coordenador da Rede Brasileira Cidade das Crianças, e Úrsula Troncoso, urbanista do Ateliê Navio. Ambos compartilharam experiências do projeto intersetorial desenvolvido em Jundiaí, que incentiva e apoia o brincar nas ruas como prática social e educativa.
Na abertura do fórum, a assessora pedagógica em Educação Física, Bárbara Detoni, destacou a importância do brincar na infância como um direito essencial das crianças, enfatizando o papel da cidade e das políticas públicas na criação de espaços seguros, acessíveis e inclusivos.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, ressaltou a importância dos gestores para a realização de ações voltadas para as crianças. “As crianças estão trocando o brincar pelas telas, e as escolas lutam diariamente para resgatar esse hábito. Queremos que elas voltem a ocupar os espaços que são delas. A Semana do Brincar e dos Jogos tem esse objetivo, e precisamos de políticas públicas e de pessoas comprometidas que possam para fortalecê-los.”

Marcelo Peroni e Úrsula Troncoso compartilharam a experiência que tiveram em Jundiaí com o projeto Ruas de Brincar, que começou em 2019, fechando ruas para abrir espaço para as famílias. “A rua escolhida para o projeto dá acesso à escola, que, neste caso, é o ponto focal para diversas políticas públicas voltadas para as crianças. A política pública para a infância tem que ser feita pensando no presente. A questão da criança é responsabilidade de todos: da prefeitura, da iniciativa privada, não apenas das escolas, e a participação da criança nas decisões que a envolvem é essencial,” explicou Marcelo.
“As escolas conhecem os problemas do bairro, o território e têm muita informação sobre as famílias e as comunidades. O projeto foi realizado no bairro Novo Horizonte, em Jundiaí, com escuta às crianças para entender o que elas gostariam de ter nesse espaço”, ressaltou Úrsula.
O vereador Pedro Kawai, presidente da Comissão de Educação e autor do projeto de lei da Semana do Brincar no município, esteve no evento. “A rede municipal abraçou a ideia para fortalecer o brincar e espero que esse evento se fortaleça mais a cada ano”.
