Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura realizou exposição de obras artísticas feitas por alunos da Rede Municipal de Educação

Iniciativa foi desenvolvida como parte das comemorações de aniversário de 258 anos de Piracicaba

Por CCS / Publicado em 03/09/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem exibe dois quadros em cima de uma esteira de palha. O quadro da direita, em primeiro plano, é maior e contém uma ilustração colorida com vários elementos. Destacam-se um grande peixe dourado no centro, a palavra "BEM VINDO" em letras grandes abaixo dele, e diversas construções como prédios, uma igreja com torre, uma fábrica com chaminé, e um pequeno carro amarelo. Também há personagens desenhados, incluindo um capivara vestido com uma camisa azul e um porco rosa. O quadro da esquerda, mais ao fundo e desfocado, é menor, tem moldura verde e contém um mapa estilizado com muitas fotos pequenas coladas dentro dele. Ao fundo, sobre uma mesa coberta com um tecido preto, um objeto que parece ser uma espiga de milho amarela está em destaque. A iluminação sugere um ambiente interno, possivelmente uma exposição ou feira.
Secretaria Municipal de Educação realizou a exposição O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a exposição O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba. A mostra foi resultado de uma proposta especial desenvolvida no mês de agosto, em comemoração ao aniversário de 258 anos do município.

A imagem exibe uma exposição de arte em um ambiente interno, possivelmente uma galeria ou escola. Vários painéis pretos verticais estão dispostos no espaço, exibindo uma variedade de trabalhos artísticos, incluindo desenhos, fotografias e colagens. Em primeiro plano, há uma mesa com uma decoração temática, apresentando espigas de milho sobre blocos pretos e um quadro com uma paisagem de cachoeira e elementos da natureza. A decoração inclui esteiras de material natural, como bambu ou palha, que complementam a apresentação. Ao redor dos painéis, há plantas altas e secas, semelhantes a cana-de-açúcar, adicionando um toque orgânico à exposição. A iluminação é feita por spots no teto, destacando as obras de arte. O chão é de cimento polido, e as paredes são de cor clara, criando um fundo neutro para as exposições. A disposição dos painéis e a presença dos elementos decorativos sugerem um evento cultural ou uma mostra de trabalhos escolares, possivelmente com foco em temas rurais ou naturais, dada a presença do milho e das plantas.
Cada escola da Rede Municipal promoveu atividades com as crianças para explorar diferentes aspectos de Piracicaba
A imagem exibe uma exposição de arte em um ambiente interno, possivelmente uma galeria ou escola.No primeiro plano, à esquerda, há um painel preto vertical com várias obras de arte penduradas, incluindo desenhos, colagens e fotografias. Ao lado deste painel, altas hastes de plantas, possivelmente cana-de-açúcar, adicionam um elemento natural à cena.Em direção ao centro e à direita, outros painéis pretos semelhantes exibem mais trabalhos artísticos. Entre os painéis, em uma mesa coberta com esteiras de palha, há espigas de milho dispostas sobre bases pretas, criando uma instalação que combina arte e elementos agrícolas. Uma pintura vibrante de uma cachoeira em uma floresta está em destaque sobre as esteiras.O fundo é uma parede clara, iluminada por spots de luz no teto, que destacam as exposições. A disposição dos painéis e da instalação central sugere um evento cultural ou educacional, com foco em artes visuais e possivelmente em temas relacionados à natureza e à agricultura.
A mostra foi resultado de uma proposta especial em comemoração ao aniversário do município

Durante o mês de agosto, cada escola da Rede Municipal promoveu atividades com as crianças para explorar diferentes aspectos de Piracicaba, como seus pontos turísticos, costumes, tradições e riquezas culturais. A partir desse trabalho, cada unidade produziu uma obra artística no formato de imagem em tamanho A3, que compuseram a exposição.

As produções revelaram como as crianças percebem e expressam o sentimento de pertencimento à cidade, seja por meio de fotografias, colagens, mosaicos ou outras linguagens artísticas.

“A exposição traduziu a forma como as nossas crianças enxergam e vivenciam Piracicaba, revelando um olhar cheio de sensibilidade, afeto e criatividade. Esse trabalho buscou valorizar a expressão artística dos alunos e fortalecer o vínculo de pertencimento deles com a cidade”, ressaltou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.

A imagem mostra uma mulher loira, vestida de preto, falando em um microfone enquanto está em pé em frente a uma audiência. Há três bandeiras atrás dela: a bandeira do Estado de São Paulo, a bandeira do Brasil e a bandeira do município de Piracicaba. Ao fundo, um telão exibe o brasão de Piracicaba, o logotipo da prefeitura e a frase "Aniversário de Piracicaba - 258 anos" e "O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba". A plateia, composta principalmente por mulheres, está sentada e voltada para a palestrante. O ambiente parece ser uma sala de eventos ou auditório.
secretária Juliana Vicentin afirmou que a exposição traduziu a forma como as crianças enxergam e vivenciam Piracicaba

A cerimônia também contou com a apresentação da diretora Carla Sapupo, que interpretou Nhá Dita, e o coral dos alunos do 5º ano da EM Luiz Cláudio.

A imagem mostra uma sala onde um evento está acontecendo. No centro, uma mulher com uma roupa colorida e um lenço na cabeça está gesticulando com as mãos levantadas, como se estivesse falando ou cantando. Atrás dela, um homem de terno está em pé, possivelmente apresentando algo. Ao fundo, há um telão com o texto "ANIVERSÁRIO DE PIRACICABA - 258 anos" e "O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba", além de um brasão com peixes. Uma audiência está sentada em cadeiras, voltada para a apresentação, com algumas pessoas sorrindo. O ambiente parece ser um local de eventos ou uma galeria, com quadros expostos nas paredes e iluminação de teto.
diretora Carla Sapupo realizou uma intervenção cultural, com a apresentação da Nhá Dita
A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes em pé, em frente a uma plateia sentada. Eles estão vestindo camisetas verde-água com uma inscrição em português que parece ser "Academia Jovens Músicos". A maioria deles está com a mão direita sobre o peito, em um gesto que pode indicar respeito, como cantar o hino nacional ou expressar patriotismo. Ao fundo, há bandeiras do Brasil e de outros países, sugerindo um evento ou apresentação cultural. As crianças e adolescentes parecem estar cantando ou se apresentando para a audiência, que é composta principalmente por adultos. A iluminação do ambiente é feita por um sistema de spots no teto, e a parede ao fundo é clara, criando um ambiente formal para a ocasião.
A cerimônia também contou com a apresentação do coral dos alunos do 5º ano da EM Luiz Cláudio

HOMENAGEM – Durante o evento, também foi realizada uma homenagem às 17 escolas que conquistaram o Prêmio Excelência Educacional, criado pelo Governo do Estado de São Paulo dentro do programa Alfabetiza Juntos SP.

A imagem mostra um grupo de pessoas, principalmente mulheres, em pé em uma fila segurando certificados emoldurados. Os certificados têm o texto "ESCOLA OURO/2024" impresso neles. Elas parecem estar em uma cerimônia de premiação ou evento semelhante, possivelmente em uma escola ou instituição educacional, como sugerido pelo texto do certificado. As pessoas estão vestidas de forma casual e elegante. Ao fundo, há algumas pinturas em exibição e luminárias, indicando um local interno como uma galeria ou salão. Algumas pessoas também estão sentadas ao fundo, observando o evento. A atmosfera geral parece ser de celebração.
Durante o evento, também foi realizada uma homenagem às 17 escolas que conquistaram o Prêmio Excelência Educacional

O reconhecimento é concedido às escolas municipais que atingem suas metas no Índice de Excelência Educacional (IEE), indicador que considera resultados do Saresp, evolução das notas, contexto social e características de cada unidade escolar.

Cada escola contemplada receberá, ainda este ano, um valor em dinheiro por aluno matriculado, a ser investido em ações pedagógicas, formações, aquisição de materiais e melhorias na aprendizagem.

As escolas homenageadas são: Ada Buselli Neme; Prof.ª Aracy de M. Terra; Bairro Santana; Prof.ª Ilda Jenny S. Nogueira; Prof. Irineu U. Packer; João Oriani; João O. de Melo Ferraciú; José A. de Souza; Prof.ª Judith Moretti Accorsi; Prof. Manoel R. Lourenço; Maria B. P. Penezzi; Prof. Mário Boscolo; Prof. Mário Chorilli; Prof.ª Olívia Caprânico; Rachel de Queiroz; Prof. Santo Granuzzio; e Prof. Taufic Dumit.

Na ocasião, cada unidade foi chamada ao palco para receber a placa simbólica de reconhecimento.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.