Prefeitura realizou exposição de obras artísticas feitas por alunos da Rede Municipal de Educação
Iniciativa foi desenvolvida como parte das comemorações de aniversário de 258 anos de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a exposição O olhar das infâncias para a cidade de Piracicaba. A mostra foi resultado de uma proposta especial desenvolvida no mês de agosto, em comemoração ao aniversário de 258 anos do município.


Durante o mês de agosto, cada escola da Rede Municipal promoveu atividades com as crianças para explorar diferentes aspectos de Piracicaba, como seus pontos turísticos, costumes, tradições e riquezas culturais. A partir desse trabalho, cada unidade produziu uma obra artística no formato de imagem em tamanho A3, que compuseram a exposição.
As produções revelaram como as crianças percebem e expressam o sentimento de pertencimento à cidade, seja por meio de fotografias, colagens, mosaicos ou outras linguagens artísticas.
“A exposição traduziu a forma como as nossas crianças enxergam e vivenciam Piracicaba, revelando um olhar cheio de sensibilidade, afeto e criatividade. Esse trabalho buscou valorizar a expressão artística dos alunos e fortalecer o vínculo de pertencimento deles com a cidade”, ressaltou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.

A cerimônia também contou com a apresentação da diretora Carla Sapupo, que interpretou Nhá Dita, e o coral dos alunos do 5º ano da EM Luiz Cláudio.


HOMENAGEM – Durante o evento, também foi realizada uma homenagem às 17 escolas que conquistaram o Prêmio Excelência Educacional, criado pelo Governo do Estado de São Paulo dentro do programa Alfabetiza Juntos SP.

O reconhecimento é concedido às escolas municipais que atingem suas metas no Índice de Excelência Educacional (IEE), indicador que considera resultados do Saresp, evolução das notas, contexto social e características de cada unidade escolar.
Cada escola contemplada receberá, ainda este ano, um valor em dinheiro por aluno matriculado, a ser investido em ações pedagógicas, formações, aquisição de materiais e melhorias na aprendizagem.
As escolas homenageadas são: Ada Buselli Neme; Prof.ª Aracy de M. Terra; Bairro Santana; Prof.ª Ilda Jenny S. Nogueira; Prof. Irineu U. Packer; João Oriani; João O. de Melo Ferraciú; José A. de Souza; Prof.ª Judith Moretti Accorsi; Prof. Manoel R. Lourenço; Maria B. P. Penezzi; Prof. Mário Boscolo; Prof. Mário Chorilli; Prof.ª Olívia Caprânico; Rachel de Queiroz; Prof. Santo Granuzzio; e Prof. Taufic Dumit.
Na ocasião, cada unidade foi chamada ao palco para receber a placa simbólica de reconhecimento.
