A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), realiza amanhã, sexta-feira, dia 02/12, das 8h30 às 12h, o Seminário Municipal de Educação Permanente, com o tema Educação Permanente no SUAS: Desafios para a sua implementação no município. O evento que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro Alemães, é aberto a profissionais da rede socioassistencial de Piracicaba e região.
David Araujo, palestrante do Seminário Municipal de Educação Permanente
O tema será abordado pelo palestrante David Araujo, da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. A programação prevê a apresentação das ações da Comissão de Educação Permanente e a pesquisa com dados de diagnósticos identificados sobre o perfil dos trabalhadores da rede.
O objetivo do evento é discutir a implantação municipal da política de educação permanente no SUAS. Rosimeire Bueno Jorge, coordenadora da Educação Permanente na Smads, explica que este seminário será o encerramento de uma série de ações realizadas durante todo o ano de 2022. “Além das reuniões que fizemos com profissionais da rede e Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), promovemos ações para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, contra o trabalho infantil, pela luta da população em situação de rua, parcerias para palestra alusiva ao Dia do Assistente Social, encontros de fortalecimento, aplicação de questionários, mobilizações, entre outras”, resume.
Euclidia Fioravante, secretária da Smads, explica que, apesar de serem muitos os desafios da Educação Permanente, existe um empenho muito grande em implementá-la. “Estamos trabalhando para essa implementação e sabemos o quanto ainda temos a avançar na capacitação de novos profissionais, a criação de uma nova plataforma que permita o acesso a conteúdos da assistência social, a formalização da Comissão Municipal para Construção do Plano Municipal de Educação Permanente, além da ampliação de equipes técnicas e de gestão para apoio nas ações de educação permanente”.
As ações realizadas pela Educação Permanente, ao longo deste ano, contaram com a parceria do Sesc Piracicaba, a Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Seads), Escola do Legislativo, Senac e Pecege.