Portal do Município de Piracicaba

Prefeitura realiza reunião sobre projeto de cabeamento aéreo

Agenda buscou alinhar operadoras e CPFL Paulista às diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 9.735/2022

Por CCS / Publicado em 12/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um homem em pé em um palco de madeira, apresentando um documento para uma audiência sentada em cadeiras vermelhas. Ele está vestindo uma camisa polo preta com detalhes vermelhos e calça jeans. Há uma mesa à sua frente com papéis e um copo. Ao fundo, há dois ventiladores de teto e uma porta com a placa "SAÍDA". A audiência, composta por homens e mulheres, está atenta à apresentação. Alguns estão olhando para o apresentador, enquanto outros parecem estar mexendo em seus celulares. O ambiente parece ser uma sala de treinamento ou conferência.
Prefeitura realizou ontem reunião sobre projeto de cabeamento aéreo

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, realizou ontem, 11/09, no auditório da Pasta, mais uma reunião de acompanhamento do projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreovisando o cumprimento da Lei Municipal nº 9.735/2022. A intenção é que os responsáveis pelos fios e cabos instalados nos postes atendam à legislação, padronizando a instalação e manutenção de novos cabeamentos de energia elétrica e de telefonia, bem como façam a retirada dos cabos excedentes e, também, daqueles excedentes que estão inutilizáveis e seguem amarrados aos postes.

O projeto ganhou esta denominação em razão da evolução dos trabalhos e do compromisso da Prefeitura em buscar a excelência nos serviços públicos relacionados ao compartilhamento de infraestrutura da CPFL Paulista, responsável pelos postes no município. A iniciativa tem como foco a segurança da população, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o ordenamento visual das vias públicas.

As ações do projeto estão em andamento nos bairros Alto, Centro, Chácara Nazaré, Castelinho, Jaraguá, Novo Horizonte, Monte Líbano e Jardim Paraíso, além de intervenções emergenciais e programadas em outras regiões da cidade.

A reunião foi conduzida pelos engenheiros Rodrigo Loricchio Néia e Maurício Martins Terrin, ambos da secretaria, e contou com a presença do vereador Gustavo Pompeu, que em junho promoveu audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal. Também participaram representantes da CPFL Paulista e de diversas operadoras de telecomunicações que atuam no município.

A imagem mostra duas pessoas em uma sala de apresentação. A pessoa à esquerda está de pé, com os braços cruzados, vestindo uma camisa azul e calças jeans claras. Ela tem barba e cabelo escuro. A pessoa à direita está em pé, de frente para a tela de projeção, vestindo uma camisa preta e calças jeans. Ela está gesticulando com as mãos e segurando um papel. Há uma mesa com um computador e outros equipamentos no centro da sala, e uma tela de projeção em branco ao fundo. O piso é de madeira clara, e há cadeiras nas laterais.
PedroToledo, da CPFL, e o engenheiro Rodrigo Loricchio Néia, da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos

Durante o encontro, os representantes das empresas relataram as ações que vêm sendo executadas, como a regularização de cabos, supressão de fiações inativas, tensionamento das redes, identificação padronizada e manutenção das reservas técnicas. Todos reafirmaram o comprometimento em dar continuidade às intervenções dentro do cronograma estabelecido.

Segundo Néia, o engajamento do grupo de trabalho é essencial para o avanço do projeto. “Temos a consciência de que é uma longa jornada, mas dia a dia, com o empenho de todos deste grupo de trabalho, que se solidifica cada vez mais, chegaremos ao objetivo deste projeto. O grupo está alinhado em prol de Piracicaba”, afirmou.

O vereador Gustavo Pompeu destacou a importância da articulação entre a Prefeitura e as operadoras. “Já é possível observar avanços concretos no ordenamento dos cabos na cidade, o que demonstra a efetividade da iniciativa conduzida pela Prefeitura”, disse.

Entre as próximas metas estão a coordenação das obras de substituição ou remoção de postes, o compartilhamento do banco de dados de redes com o geoprocessamento da Prefeitura, o estudo de alteração da legislação municipal para prevenir furtos de cabos, a integração com o departamento de arborização e a atenção a pontos suscetíveis a queimadas.

Os munícipes também podem colaborar com o projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreo, entrando em contato pelo SIP-156 para informar pontos da cidade onde há cabos soltos, em excesso ou que apresentem risco à segurança.

O GRUPO – O projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreo é conduzido de forma integrada por diversas instituições e empresas que atuam no município. Fazem parte do grupo: Prefeitura Municipal de Piracicaba; Câmara Municipal de Piracicaba; CPFL Paulista; Multi System/Multi Connect/Hard Skills Telecom; Vivo/GVT/TEL; Net Turbo; MZL Telecom; Wimax Net; SRG/Funny Telecom; Vero/America Net/Baytweb; Wikifibra; TVM Guedes Telecom; Serget/Fraga de Medeiros; Claro; Tim; Algar; Desktop/Fasternet/Snell/Friz Telecom/Info Help Telecom; Infoarte Fibra; Portal Queops; RTI Network; Alper Energia; Luctec Fibra/RVA Telecom; Infotec; Net Sitel; SSTEL Telecom; e Fioravante Telecom.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.