O prefeito Luciano Almeida destacou que os colaboradores que concluíram a capacitação agora são disseminadores da agenda ESG A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realizou na última sexta-feira, 26/05, no auditório da Acipi, a formatura e entrega dos certificados das primeiras turmas da capacitação em ESG. O programa, lançado oficialmente em julho de 2022, foi idealizado pela Prefeitura e aplicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) durante oito meses; ao todo o programa teve adesão de 83 empresas e mais de 170 pessoas receberam o certificado de conclusão.

Participaram da solenidade o prefeito Luciano Almeida; o titular da Simap, Alex Gama Salvaia; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior; os professores da Fia, João Maurício Gama Boaventura e Edson Barbero; o presidente da Acipi, Marcelo Cançado; a gerente do Simespi, Valéria Rueda Spers; e o vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal.

“Essa capacitação foi uma iniciativa que reuniu a administração pública, a iniciativa privada e a sociedade e, quando é feito assim, as coisas funcionam. Acreditamos no conceito do ESG e todos os formandos são agora disseminadores, que começarão uma nova história que pode transformar as pessoas e o ambiente”, declarou o prefeito Luciano Almeida. O propósito é fazer Piracicaba ser referência, congregando toda a sociedade para absorver a cultura ESG no município, salientou o titular da Simap, Alex Salvaia

Salvaia acrescentou ainda que esse é o primeiro passo para intensificar e ampliar o entendimento do ESG como tema fundamental e inerente às culturas empresariais, o que reflete na sociedade. “Esse projeto não se encerra aqui, temos várias ideias em andamento e queremos auxiliar, tornar o poder público um indutor. Nosso propósito é fazer Piracicaba ser referência, congregando toda a sociedade para absorver a cultura ESG no município”.

“É preciso reconhecer todo o trabalho feito e o comprometimento que as empresas têm com as premissas do ESG”, reforçou Pompeo.

VANGUARDA – O ineditismo da capacitação ESG foi amplamente elogiado durante a formatura. Guidotti Júnior disse que a aplicação do programa na cidade corrobora com um dos principais focos da Semdettur na cidade, que é a qualificação de mão de obra. “Estamos na vanguarda da captação de investimentos e, para acompanhar esse crescimento, é necessário qualificar o trabalhador. E essa capacitação permitiu exatamente isso”, salientou.

“Piracicaba é uma cidade de vanguarda, porque essa iniciativa é pioneira”, destacou Boaventura. “É significativo esse momento. Nosso objetivo, durante a capacitação, foi transformar um pouco a vida das pessoas, consequentemente as empresas e, por meio delas, a sociedade”, complementou Barbero.

Acipi e Simespi destacaram, além do ineditismo, que empresas, colaboradores e sociedade serão beneficiados. “O ESG é um conceito que veio para ficar e, por isso, é preciso que os profissionais estejam alinhados a essas práticas. A Acipi fez questão de participar dessa iniciativa inédita”, ressaltou Cançado.

“Essa capacitação renderá resultados que serão fantásticos para as empresas e para Piracicaba”, completou Valéria. Mônica Salles, da Oji Papeis, recebeu seu certificado das mãos do prefeito Luciano Almeida e do professor Edson Barbero

APRENDIZADO – O objetivo central do programa foi capacitar e certificar empresas de pequeno, médio e grande porte de Piracicaba, oferecendo letramento e inspiração para avanço da agenda ESG – termo desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que significa ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance).

A ideia do ESG, divulgada pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, que deve integrar esses fatores no mercado de capitais.

Para Mônica Salles, analista de sustentabilidade e comunicação da Oji Papéis, a certificação foi o início de uma mudança de comportamento e cultura. “Foi um grande privilégio, uma grande vivência. Temos visto há décadas esse movimento do ESG e agora se torna algo realmente coletivo, com base na colaboração. O ESG é uma mudança de cultura e comportamento e, agora, podemos falar, em especial, de uma cultura de união para que possamos transformar o mundo”, destacou. A analista de sistemas de gestão, Jardelma Campos Coletti, e a analista de RH, Aline Daiane Marinelli Reis, da DanPower, receberam seus certificados

A analista de sistemas de gestão de qualidade da DanPower, Jardelma Campos Coletti, garantiu que a aplicação do aprendizado vai possibilitar trazer um retorno não apenas para as empresas, mas também para a sociedade. “Pra nós foi de grande valia, é algo visionário, que pode abrir portas no mercado. O ESG é um tema que as empresas vão precisar se adequar, porque é uma metodologia que vai ser um diferencial, não só para as organizações, mas para a cidade e toda a região também”, disse.

“Foi uma ótima atuação da Prefeitura, de idealizar esse curso, trazendo uma formação adequada sobre o ESG”, finalizou Aline Daiane Marinelli Reis, analista de RH da DanPower.